Fale Conosco

6 de abril de 2016

Jardim Botânico de João Pessoa recebe centenas de visitantes no primeiro trimestre



06.12.11 jardim botanico foto vanivaldo ferreira secom pb 67 270x192 - Jardim Botânico de João Pessoa recebe centenas de visitantes no primeiro trimestreO Jardim Botânico de João Pessoa Benjamim Maranhão, localizado na Mata do Buraquinho, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do país, comemorou o bom número de visitação no primeiro trimestre de 2016, com quase mil visitantes espontâneos. Vinculado à Superintendência Estadual de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o espaço planeja novas atividades para este ano.

Segundo a diretora do Jardim Botânico, Suenia Oliveira, o número de visitantes espontâneos (os que vêm sem agendamento) foi de 919 pessoas, de janeiro a março deste ano. O maior número de visitas aconteceu em janeiro, período de férias escolares e maior fluxo de turistas, quando o espaço ofereceu atividades diferenciadas para crianças e também um segundo dia da Super Trilha, que tradicionalmente acontece apenas uma vez por mês.

jardim botanico abre trilha ecologica foto jose lins 11 270x192 - Jardim Botânico de João Pessoa recebe centenas de visitantes no primeiro trimestre“A Super Trilha ou Trilha dos Visgueiros acontece sempre no último sábado de cada mês e em datas especiais previamente definidas pelo Setor de Visitação. Em janeiro, tivemos duas edições da atividade e, como de costume, tivemos uma boa adesão do público, pois é uma trilha diferenciada, com cerca de 6km em mata fechada”, comentou Suenia.

fotos jardim botanico 2 270x202 - Jardim Botânico de João Pessoa recebe centenas de visitantes no primeiro trimestreA programação de férias em janeiro contou ainda com Oficina Botânica, voltada para crianças de 6 a 10 anos, utilizando massinha de modelar; Oficina de Trilha Fotográfica, para crianças de 10 a 14 anos e Oficina de Jardinagem, tanto para crianças de 6 a 10 anos como outra sessão para jovens e adultos; além das mencionadas duas edições da Super Trilha, com uma caminhada de aproximadamente três horas de duração.

jardim botanico abre trilha ecologica foto jose lins 71 270x192 - Jardim Botânico de João Pessoa recebe centenas de visitantes no primeiro trimestreA Super Trilha acontece tradicionalmente no último sábado de cada mês, às 8h30. Tanto nesta como nas outras trilhas é necessário vestimenta adequada: calça comprida e sapatos fechados. Caso necessite, o visitante pode usar repelente. Atualmente, o Jardim Botânico disponibiliza aos visitantes 20 trilhas, que levam de meia hora a três horas para serem percorridas. Os passeios ocorrem nos horários de 9h, 10h e 14h, de terça a sábado.

jardim botanico abre trilha ecologica foto jose lins 22 270x192 - Jardim Botânico de João Pessoa recebe centenas de visitantes no primeiro trimestreA diretora do Jardim Botânico também afirma que para este ano já há um planejamento de atividades especiais para algumas datas comemorativas nos meses de maio (Dia do pau-brasil, Dia da Mata Atlântica), junho (Semana do Meio Ambiente) e outubro (Dia da Criança) e serão divulgadas futuramente. Além disso, Suenia Oliveira relata que a diretoria está organizando um quadro fixo no programa da Sudema, que é transmitido pela Rádio Tabajara. “Planejamos um programa que abordará curiosidades sobre as espécies de plantas da Mata do Buraquinho (Mata Atlântica), onde está localizado o Jardim. A previsão é em mais ou menos 30 dias começarmos as gravações”, disse.

Mais sobre o Jardim Botânico – Jardins botânicos são instituições que mantêm coleções documentadas de plantas vivas, com o objetivo de fomentar a conservação, a exibição e a pesquisa científica, além de promover programas de educação ambiental e o lazer contemplativo.

O Jardim Botânico de João Pessoa Benjamim Maranhão está localizado na Mata do Buraquinho, considerada um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do país. A Mata possui cerca de 515 hectares, dos quais 343ha abrigam o Jardim Botânico, onde a flora revela-se nas atividades recreativas e educativas promovidas no local. O espaço é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, classificada como Refúgio de Vida Silvestre (RVS).

Mais informações sobre agendamento e atividades podem ser obtidas pelo telefone (83) 3218-7880.