João Pessoa
Feed de Notícias

Jardim Botânico de João Pessoa entra em recesso a partir desta quarta-feira

terça-feira, 23 de dezembro de 2014 - 08:37 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

O Jardim Botânico Benjamin Maranhão, localizado em João Pessoa, entrará em recesso nesta quarta-feira (24), véspera de Natal. As atividades serão reabertas ao público no dia 6 de janeiro. De acordo com a diretora Suênia Oliveira, um público estimado em 12 mil pessoas visitou o local este ano. O recesso ocorrerá por conta das festas de fim de ano e da elaboração do balanço administrativo. “Dentro desse balanço, vamos também traçar estratégias de planejamento para o próximo ano, além de fecharmos o número exato de quantos visitantes tivemos ao longo de 2014”, afirmou Suênia Oliveira.

A diretora enfatizou que a estimativa de visitação por um público em torno de 12 mil pessoas é muito satisfatória. “No início da gestão, nós tínhamos um público que girava em torno de quatro mil visitações por ano. Hoje, graças aos investimentos que temos feito, sobretudo em recursos humanos, conseguimos triplicar essa média, o que nos deixa muito contentes”, explicou. “Esse aumento se deve também ao incremento que temos realizado nas atividades de visitação, o que tem atraído um bom público”, completou.

Todos os guias do Jardim Botânico passam por qualificação, com o objetivo de prestar um melhor atendimento ao público. “São estudantes das universidades da Paraíba e de cursos como Turismo, Biologia, Sociologia. Esse contato com o público é muito enriquecedor, responde por uma parceria em que todos nós saímos ganhando”, afirmou.

Novidades para 2015 – Uma das novidades que o Jardim Botânico trará em 2015 é a inclusão de novas trilhas que serão abertas ao público, como as de pesquisa e monitoramento. “Com isso, vamos oferecer um rol de atividades ainda mais diversificado para o nosso público. Algumas trilhas foram reconfiguradas e agora passam a oferecer mais segurança aos nossos visitantes”, salientou Suênia Oliveira, pontuando que não há nenhum prejuízo para a pesquisa.

Atualmente, o Jardim Botânico dispõe de 20 trilhas, que levam de meia hora a três horas para serem percorridas. “São 517 hectares de mata nativa. Então, o visitante terá a oportunidade de contemplar espécies exóticas, árvores de uma exuberância esplêndida, além de também ter contato com a fauna ao longo do percurso. Vamos, em 2015, incrementar esse número para atendermos ainda melhor ao nosso público. Se aumentamos o número de trilhas, isso significa que também teremos novas temáticas”, disse.

Agendamento – Os visitantes são divididos em dois grupos espontâneos, composto basicamente por famílias, e também de pesquisa, geralmente com mais de dez pessoas. “Para a visitação para pesquisa é necessário que ocorra o agendamento, que pode ser feito de terça-feira a sábado, das 8h às 17h, pelo telefone 3218-7880. Esse agendamento se faz necessário porque temos de, com antecedência, escolher as trilhas para atender à demanda das atividades do grupo, que geralmente vem para estudar, pesquisar”.

Outra recomendação é que os visitantes usem calça comprida e sapato fechado. O objetivo é evitar acidentes. “Percorremos trilhas muito fechadas. Então, encontramos vários animais e é bom que haja o uso de vestimentas corretas para que seja evitado algum tipo de acidente”, esclareceu a diretora do Jardim Botânico.

As trilhas acontecem em dois turnos: pela manhã, às 9h e 10h, e à tarde, às 14h e 15h.

Uma das conquistas do Jardim Botânico de João Pessoa, segundo a diretora do órgão, foi a transformação em unidade de conservação. “Com este espaço, oferecemos à população paraibana e em geral, um ambiente para o lazer e, sobretudo, para a pesquisa. Então, ficamos felizes com a transformação do local em unidade de conservação”, finalizou Suênia Oliveira.