Fale Conosco

2 de julho de 2012

Jardim Botânico apresenta em encontro regional projetos de conscientização ambiental



A experiência do projeto Ecomunidade, em que jovens e crianças se integram a atividades de conscientização sobre a preservação ambiental, é apresentado pelo Jardim Botânico de João Pessoa no 1º Encontro Regional Norte de Jardins Botânicos, que está acontecendo em Belém (PA) nestas segunda e terça-feira (2 e 3).

Pela primeira vez, o Jardim Botânico, que é administrado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), participa da Comissão de Educação Ambiental da Rede Brasileira de Jardins Botânicos. O projeto Ecomunidade é desenvolvido pela Coordenadoria de Educação Ambiental junto às comunidades que vivem no entorno da Mata do Buraquinho e visa multiplicação de agentes ambientais.

O Encontro Regional Norte de Jardins Botânicos discute formas de incrementar o número de jardins botânicos na região. Os técnicos também consolidam meios para a integração entre os jardins botânicos, inclusive de outras regiões do País.

A Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) foi criada em 1991 para promover os interesses dos jardins botânicos brasileiros. Trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos cujos principais objetivos são a cooperação entre jardins botânicos e instituições congêneres, o estímulo ao estudo da botânica e da conservação da biodiversidade e o apoio à criação e ao desenvolvimento de novos jardins botânicos.

Pesquisadores dos Jardins Botânicos de João Pessoa, de Inhotim/MG e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC/SP) serão palestrantes no evento. A participação desses pesquisadores vai auxiliar subsidiar propostas a serem apresentadas na 21ª Reunião Nacional dos Jardins Botânicos, prevista para novembro, em Joinville (SC).