João Pessoa
Feed de Notícias

Janeiro registrou chuvas acima da média em todas as regiões da PB

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 - 19:57 - Fotos: 

O mês de janeiro está enquadrado, climatologicamente, no período considerado de pré-estação chuvosa para o semiárido nordestino, pois a época mais favorável à ocorrência de chuvas nessa região estende-se entre os meses de fevereiro e maio, conforme estudos realizados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

Em 2010, os eventos de chuvas foram registrados nos três decêndios do mês, os quais ocorreram com maior intensidade e frequência entre os dias 17 e 23.

Os municípios localizados nas regiões do Alto Sertão e Sertão foram os mais favorecidos pelas chuvas, dos quais se destacam Bonito de Santa Fé com 245,4mm, Água Branca com 242,0 e Ibiara com 235,8mm.

As análises da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) revelaram que em todas as regiões a precipitação pluviométrica ficou acima do esperado para o mês.  

O setor central do Estado, onde se insere a região do Cariri/Curimataú, respondeu pelos menores totais acumulados do período bem como pelo maior desvio porcentual (acima dos 150%).

Observa-se, porém que janeiro ainda não é considerado representativo ao regime de chuvas desta região apresentando baixos valores climatológicos, fazendo com que os desvios calculados fiquem bastante elevados.

Milena Feitosa, da Assessoria de Imprensa da Aesa