João Pessoa
Feed de Notícias

Itaú-BBA aponta Ejatec como experiência inovadora e inédita no Brasil

sábado, 12 de março de 2016 - 12:00 - Fotos:  Delmer Rodrigues

As consultoras do Itaú-BBA para projetos de educação, Ana Inoue e Carla Chiamarele visitaram João Pessoa  nesta semana para conhecer o projeto Ejatec, desenvolvido na Paraíba pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), e também as ações desenvolvidas dentro do plano de governo Paraíba Faz Educação 2. Elas participaram de reuniões para apresentação dos programas educacionais desenvolvidos na Paraíba, que contaram com as presenças do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, da secretária executiva de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho, e do gerente executivo de Educação Profissional, Américo Falcone.

“Essa visita foi muito importante porque o Itaú-BBA lidera uma ação do Consed junto ao MEC, que é a reforma do Ensino Médio, com a inserção da educação profissional. Então é muito interessante ver como o Ejatec foi validado pelo Itaú-BBA como uma proposta única e inovadora no país, que atende essa proposta de integração da formação do EJA associado à qualificação da educação profissional”, explicou Aléssio Trindade.

Ana Inoue, consultora do Itaú-BBA, elogiou a inovação dos programas desenvolvidos atualmente na Paraíba. “A Paraíba está inovando em muitas coisas, com programas atualizados com uma tendência que hoje está sendo posta em discussão, pois o Ensino Médio precisa responder às expectativas do jovem e às suas necessidades reais, então o que nós vimos hoje foram experiências muito significativas”, destacou Ana Inoue.

Também foram realizadas visitas à turma do Ejatec, que acontece na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), à Escola Estadual Presidente João Goulart e à Escola Cidadã Integral Técnica de João Pessoa. Em todos os locais as consultoras conversaram com alunos e professores para entender como os programas educacionais acontecem e ouvir a opinião de quem faz parte da formação educacional.

“O foco do Itaú-BBA tem sido a articulação do Ensino Técnico com o Ensino Médio. As pesquisas revelam que 83% dos alunos que saem do Ensino Médio não vão para o Ensino Superior, então o Ensino Médio da forma como está não atende às necessidades desses 83%. Essa é a preocupação do Itaú-BBA: como fazer para ajudar a mudar isso? Alguns Estados estão tentando achar formas de responder a essa questão e a Paraíba é um deles. Então a melhor forma de ajudar seria oferecer apoio técnico, na medida em que o Estado apontar onde seria melhor”, adiantou Ana Inoue.

Na Escola Estadual João Goulart a equipe visitou os laboratórios dos cursos de Informática e de Restaurante e Bar. Os gestores mostraram experiências de alunos que fizeram os cursos técnicos da escola e hoje estão empregados em vários hotéis de João Pessoa. A escola conta atualmente com 503 alunos na Educação Profissional.

Na Escola Cidadã Integral Técnica de João Pessoa a equipe visitou o laboratório do curso de Gastronomia e conversou com a aluna Elisa Celli Duran, de 15 anos. A aluna contou sobre sua rotina na escola e de como sua vida mudou com a educação integral. “Pretendo fazer o curso de Biologia, mas como gosto muito de cozinhar, estou fazendo o curso técnico em Gastronomia, pois se as coisas não derem certo, vou poder trabalhar cozinhando”, ressaltou a aluna.

Aléssio Trindade avaliou a visita como positiva. “Visitamos a Escola Estadual João Goulart, a Escola Cidadã Integral Técnica de João Pessoa e todas essas propostas foram validadas como experiências positivas, então, isso nos satisfaz muito e estamos na esperança de conseguir uma boa parceria com o Itaú-BBA no sentido de apoiar algumas das nossas ações no Estado da Paraíba”, disse o secretário de Estado da Educação Aléssio Trindade.

Ejatec – O Ejatec foi instituído por meio do programa Paraíba TEC, criado pelo Decreto Governamental Nº 36.033 de 14 de julho de 2015. O objetivo do Ejatec é otimizar o atendimento semipresencial na Educação de Jovens e Adultos de acordo com a matriz curricular do Inep/MEC, a partir das áreas de conhecimento.