Fale Conosco

14 de novembro de 2011

Itapuan Bôtto lança livro na Fundação Casa de José Américo



Na próxima quinta-feira (178), o professor universitário, historiador e acadêmico Itapuan Bôtto Targino lançará o livro “Pensamentos e Ações”, em evento realizado pela Fundação Casa de José Américo (FCJA), Academia Paraibana de Filosofia e Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. O lançamento acontece às 19h.

Com prefácio assinado pelo vice-presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Francisco Martins de Souza, e capa de Milton Nóbrega, a obra será apresentada por Francisco Gil Messias, procurador-geral da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membro da Academia Paraibana de Filosofia.

O livro contém 246 páginas com temas de interesse da sociedade, abordados em conferências e palestras proferidas pelo escritor (inclusive, algumas internacionais). Segundo o prefaciador, ao fazer a organização dos temas desenvolvidos na obra Itapuan reflete sobre a vida em exercício permanente, visando ao aperfeiçoamento do ser humano por meio da cultura. Ele conclui que abre uma nova senda no campo da investigação, formando um culturalismo pedagógico, a nova corrente no pensamento brasileiro.

Perfil – Natural de João Pessoa, com formação em ciências jurídicas e pedagogia, Itapuan Bôtto Targino é membro da Academia Paraibana de Filosofia e do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Com diversas atuações como gestor, atualmente é diretor de Informação Institucional do Tribunal de Justiça. Já publicou mais de dez obras, dentre outras “Manual do Cerimonial”, “A propósito da educação” e “100 anos do Ensino Fundamental Brasileiro”.