João Pessoa
Feed de Notícias

Itaporanga vai ganhar novo sistema de abastecimento d’água ainda este ano

terça-feira, 15 de setembro de 2009 - 16:39 - Fotos: 

O Governo do Estado vai investir cerca de R$ 4 milhões no novo sistema de abastecimento d’água da cidade de Itaporanga, no Alto Sertão. As obras vão assegurar água de qualidade por um horizonte de 30 anos, segundo anunciou o governador José Maranhão no programa de rádio ‘Palavra do Governador’ desta terça-feira (15).

Maranhão revelou que Itaporanga é uma cidade que tem uma vocação empreendedora e necessita de reforço no sistema de abastecimento d’água, que foi construído ainda na década de 80. “Nós esperamos começar essa obra já agora em outubro próximo, para terminá-la o mais rápido possível”, previu o governador.

O novo sistema compreende a instalação de 8 quilômetros de adutora de água bruta,  24 quilômetros de rede coletora, um reservatório elevado, um reservatório apoiado e uma estação elevatória de água tratada. O projeto inclui ainda a implantação de 602 ligações domiciliares novas.

De acordo com o governador esse novo sistema também supre o antigo e suas ligações. O manancial que irá abastecer a cidade é o açude Cachoeira dos Alves, cuja capacidade de vazão é de 105,1 litros de água por segundo. “O fornecimento de água tratada para Itaporanga estará garantido até o ano 2027; nós estamos trabalhando com essa finalidade”, afirmou Maranhão. 

Josélio Carneiro, da Secom-PB