João Pessoa
Feed de Notícias

Orçamento Democrático: Itabaiana elege saúde, educação e estradas como prioridades

sábado, 4 de junho de 2011 - 10:48 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

Plenária do Orçamento Democrático aconteceu na sede da AABB em Itabaiana. Foto: Francisco França/Secom-PB

Com 456 votos, a saúde é a área prioritária para a população da 12ª Região Geoadministrativa que tem sua sede em Itabaiana, cidade que recebeu o orçamento Democrático nessa sexta (3). Em segundo lugar, foi escolhida a área da educação, com 394 apontamentos e depois estradas, com 382 apontamentos. A plenária teve a presença do governador Ricardo Coutinho, juntamente com a sua equipe de secretários.

A plenária do Orçamento Democrático foi realizada na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e registrou cerca de 900 participantes, que também reivindicaram habitação, com 261 apontamentos; e indústria, 205 apontamentos.

O prefeito Adaurio Almeida, do município de Salgado de São Félix, aproveitou a plenária do OD para agradecer ao governador Ricardo Coutinho as ações emergenciais que salvaram a população das enchentes. Ele apontou como prioridades a construção de casas, destacando que a Prefeitura já fez a doação do terreno; e o asfaltamento da estrada que dá acesso ao município.

Já Maria do Socorro, do município de Itabaiana, fez um apelo para que o Governo não deixe o Hospital São Vicente de Paula fechar as portas, enquanto o vereador Ubiratan Correia elencou como prioridades para o município a pavimentação da PB-082, ampliação do abastecimento d’água, a conclusão das obras de saneamento, mais segurança e a implantação de uma escola técnica.

A saúde é uma das prioridades do município de São Miguel de Taipu, segundo Jamil Sales, que também apontou a construção de uma passagem molhada sobre o Rio Paraíba, mas ações na área da educação e a construção de casas populares.

O município de Itabaiana polariza a 12ª Região Geoadministrativa, composta pelos municípios de Caldas Brandão, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juarez Távora, Juripiranga, Mogeiro, Pedras de Fogo, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu e Serra Redonda.

Neste sábado (4) será a vez de Mamanguape (14ª Região) sediar a plenária do Orçamento Democrático. A audiência está prevista para as 16h, no ginásio de esportes “O Irmaozão”. Integram a 14ª região os municípios de Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacarú, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto, polarizados por Mamanguape.