Fale Conosco

6 de setembro de 2017

Iphaep recebe Votos de Aplausos da CMJP pela realização da III Semana do Patrimônio Cultural



A III Semana do Patrimônio Cultural, realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, em agosto passado, nos municípios de João Pessoa Pessoa, Aparecida e Alagoa Grande, continua repercutindo em todo o Estado. Desta vez, a iniciativa veio do vereador Eduardo Carneiro, do PRTB, que requereu à Câmara Municipal da capital paraibana que consignasse em ata de trabalho e enviasse Votos de Aplauso ao Iphaep, na pessoa de Cassandra Figueiredo, diretora executiva do Instituto estadual, extensiva a todos os funcionários, “pelo belíssimo trabalho desenvolvido na III Semana do Patrimônio Cultural da Paraíba”.

Na justificativa para homenagear o Iphaep, o vereador lembrou das ações, campanhas, convênios e palestras realizadas no campo da preservação do patrimônio cultural da Paraíba, em especial, a III Semana do Patrimônio Cultural da Paraíba”. Entre seus pares, Eduardo Carneiro lembrou dos objetivos do evento, destacando: “O Instituto foi responsável por entregar as imagens restauradas da Fazenda Acauã, no município de Aparecida; realizar aços educativas sobre a preservação do patrimônio em João Pessoa; assinar o Convênio entre Iphaep, UFPb, Unipê, Iesp e Empreender/JP; lançar a 2ª edição do informativo Parahyba, em Alagoa Grande: bem como realizar o evento Memorial referente ao Bicentenário da Revolução de 1817”. Segundo o vereador, o Iphaep merece as homenagens “pelas ações desenvolvidas em prol da sociedade paraibana”.

Jurídico - O Requerimento de nº 5040/2017, da autoria do vereador Eduardo Carneiro, referente aos Votos de Aplausos ao Iphaep, teve como parâmetros jurídicos a forma Regimental da Câmara Municipal de João Pessoa, conforme disposto no Art. 171, inciso X. Foi apresentado no dia 15 de agosto deste ano e, após ser discutido e deliberado pelo plenário, foi votado e aprovado, durante a Sessão Ordinária do dia 16/08/2017.

A diretora executiva do Iphaep, Cassandra Figueiredo, se disse muito feliz com a iniciativa do vereador Eduardo Carneiro e destacou: “Estamos muito agradecidos ao parlamentar. O trabalho do Iphaep é resultado de uma equipe que, verdadeiramente, se une em prol de um projeto que está literalmente integrado à ideia de promover a discussão acerca da memória da Paraíba e de seus personagens históricos”. Ela revelou, ainda, que: “Homenagens e Votos de Aplausos, como estes, nos mostram que estamos no caminho certo, desenvolvendo a discussão, a proteção e o sentimento de cidadania, do paraibano de todos os municípios, em relação aos nossos bens culturais: sejam eles, bens materiais ou imateriais”.

A gestora do patrimônio estadual lembrou que a Semana do Patrimônio, que vem sendo realizada há últimos três anos, sempre no mês de agosto, é resultado do sucesso e retorno eficaz, fruto de compromisso ético e responsabilidade social. “Estes fatores nos conduziram a promover, mais uma vez, este projeto, acatando uma demanda organizada de reivindicações e contemplando, em sua programação, ações de cunho técnico e educacional”.