Fale Conosco

31 de maio de 2012

Iphaep realizará seminário sobre turismo e bens culturais



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) realizará, no dia 11 deste mês, o seminário “Turismo e Bens Culturais”, reunindo turismólogos, professores, secretários municipais, historiadores, arquitetos, estudantes e líderes comunitários, no auditório da PBTur, em João Pessoa. As inscrições já estão abertas na sede do órgão.

A presidente da PBtur, Ruth Avelino, e o diretor executivo do Iphaep, Marco Antonio Coutinho, abrirão o evento às 9h. Em seguida, começam as palestras que terão no máximo 40 minutos e debate com o público.

O professor da UFPb, André Piva, inicia o ciclo, falando sobre “Turismo e Patrimônio Cultural”. Já a economista Zélia Almeida encerra a programação da manhã, enfocando o tema “Bens culturais e geração de processos turísticos na Paraíba”.

Após um intervalo para o almoço, o seminário é retomado, instigando o público a pensar na interrelação entre a teoria e a prática, na implantação de políticas públicas que resgatem o passado dos bens culturais e, ao mesmo tempo, apontem novos caminhos para o desenvolvimento do turismo na Paraíba.

Preservação do acervo - Na primeira palestra da tarde, o pesquisador Vanderley de Brito, da Sociedade Paraibana de Arqueologia, vai lembrar a importância de se preservar “A Pedra de Ingá”. Um dos maiores sítios arqueológicos do mundo, ao longo dos séculos, o local vem sofrendo os desgastes naturais, provocados pela ação do tempo, mas, também, a depredação do homem moderno.

A partir das 15h30, a professora Martha Smith, coordenadora de Assuntos Históricos e Culturais do Iphaep, conversará com a plateia acerca do binômio “Turismo e Museus”. O evento se encerra às 17h com a palestra “Um olhar sobre a cidade de João Pessoa”, em que o arquiteto Cláudio Nogueira, do Iphan, voltará ao passado de mais de quatro séculos da capital.

O seminário “Turismo e Patrimônio Cultural” é uma realização do Governo do Estado da Paraíba, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, com apoio da PBTur.

Segundo o arqueólogo Carlos Alberto Azevedo, autor do projeto, o seminário tem dois objetivos: “Despertar a sociedade civil e política para o conhecimento dos bens históricos culturais, tendo em vista a sua utilização para fins turísticos, e assegurar a proteção e preservação do valioso acervo dos bens culturais da Paraíba”.