Fale Conosco

17 de novembro de 2015

Iphaep realiza curso sobre Gestão de Acervos e reúne servidores do Estado



Durante toda esta semana, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) esteve participando de mais um curso de formação para os servidores da instituição. O curso sobre “Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos” reuniu servidores próprios e, desta vez, integrado a servidores de outras instituições do Estado que trabalham com a organização documental.

O evento foi realizado através de uma parceria com a Espep, que indicou o mestrando Isaac Newton Cesarino da Nóbrega Alves para falar sobre o assunto e instigar a turma a pensar em temas inerentes à conservação, catalogação e disponibilização das documentações dos acervos estatais paraibanos – bibliotecas, arquivos e museus. “O curso foi muito importante para nós que trabalhamos nessa área, pois nos trouxe um maior conhecimento técnico, diante da massa documental que devemos manusear e disponibilizar ao público”, revelou o técnico em Arquivo do Iphaep, Jefferson Dantas.

Ele também lembrou da necessidade de que a documentação seja cuidada de maneira adequada e acondicionada dentro dos padrões arquivísticos.´”É preciso ter zelo. E a Constituição de 1988 dá essa competência a todas as esferas – nacional, estaduais e municipais”, disse Jefferson. Já o professor Isaac Newton Cesarino destacou que “as temáticas que permeiam este curso são de fundamental importância para a sociedade. Logo, o considero essencial e indispensável, e isso fica evidenciado pela participação e contribuição dos profissionais que dele participam”.

Tanto na abertura como no encerramento do curso de Gestão de Acervos, a fala da diretora executiva do Iphaep, Cassandra Figueirêdo, tomou como referência dois fatores: “a necessidade de reciclar/renovar conhecimentos dos servidores estaduais da nossa instituição e de fazer com que esse conhecimento seja partilhado por meio da socialização de experiências”. Ela lembrou que, há dois meses, o Iphaep já havia realizado um curso sobre Educação Patrimonial, estando programada, agora para dezembro, a discussão sobre a Elaboração de Inventários. “Definimos com a Espep, ainda para esse ano, a realização de três cursos que viessem atender a demanda específica de formação dos nossos servidores. Esse é o segundo curso realizado. O objetivo é atender a nossa demanda que é bem peculiar, no sentido de contribuir com um melhor e mais eficiente atendimento a população”.

Os alunos – Sobre o curso de Gestão de Acervos, os alunos foram unânimes em destacar o fato aprendizagem e a possibilidade de novos conhecimentos na área. “Ele é muito interessante, pois responde a uma série de perguntas que o cotidiano do meu trabalho provoca”, disse o músico Pedro Osmar, responsável pela Coordenadoria de Pesquisa Musical José Siqueira, da Fundação Espaço Cultural. “A partir da semana que vem, farei um pequeno seminário com os funcionários do setor, para que se unifiquem as informações e o treinamento mínino”, adiantou.

Já o responsável pelo Arquivo Histórico de A União, José Ramos, revelou: “Apesar de já ter visto algo sobre o assunto, em outros cursos da área de Arquivologia, este, especificamente, vem engrandecer os trabalhos no meu dia a dia”. Enquanto que Elza Alves de Araújo, técnica em gerência costeira do Ideme, garantiu: “A partir destes conhecimentos, vou restabelecer, pelo menos, a organização do arquivo permanente do meu Instituto”.

O professor – O monitor do curso de Gestão de Acervos, Isaac NewtonCesarino da Nóbrega Alves é bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com Licenciatura em Letras/ Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, está em fase de conclusão do curso de Mestrado em Ciência da Informação, também pela UFPB, instituição no qual trabalha a preservação do papel termossensível.