Fale Conosco

28 de maio de 2009

Iphaep faz parceria com Minc e realiza curso de capacitação em museus



O que é o museu? Quais as funções básicas da instituição e como deve funcionar, de acordo com a Política Nacional de Museus? Que serviços deve oferecer ao usuário e que tipo de qualificação é necessária para um profissional que atua no setor museológico? Estas e outras questões serão respondidas na “Oficina de Treinamento de Equipes Administrativas e de Apoio”, que será realizada no Espaço Cultural, em João Pessoa, entre os dias 17 a 19 de junho. “A capacitação é resultado de uma parceria promissora, entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba e o Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, órgão recentemente criado e vinculado ao Minc – Ministério da Cultura”, esclareceu Damião Ramos Cavalcanti, diretor do Iphaep.

Estão sendo oferecidas 30 vagas para servidores de instituições museólogicas de todo o Estado, que vêm recebendo o convite, com a recomendação de indicar apenas um funcionário. Somente se sobrar vagas é que as inscrições serão abertas para o público em geral.

A capacitação terá carga horária de 20 horas e será ministrada pela museóloga e historiadora baiana Luciana Palmeira, especialista em questões patrimoniais. Segundo o professor Damião Cavalcanti, o curso vai destacar, entre outros temas, o papel das equipes administrativas e de apoio e a imagem do museu e suas equipes.

No interior – Mas a ação do Iphaep não para por aí. Somente para este ano, já estão agendadas outras seis oficinas, no sentido de disseminar informações sobre a preservação dos bens culturais, em particular os museus. Segundo revela o diretor Damião Cavalcanti, a idéia não ficará restrita apenas à capital João Pessoa. “Vamos percorrer todas as regiões do Estado, do sertão ao brejo, para chegar a diversos municípios da Paraíba”.

Em julho, na cidade de Cajazeiras, haverá um curso sobre “Museus, memória e cidadania”, enquanto que em Campina Grande, no mês de agosto, será a vez de se discutir a “Ação Educativa em Museus”. Já o binômio “Museu e turismo” estará em pauta em setembro, numa capacitação que será realizada em Cabedelo.

De volta a João Pessoa, os técnicos do patrimônio estadual estarão efetivando uma oficina sobre “Restauração de Acervos audiovisuais”, prevista para acontecer nos dias 22, 23 e 24 de outubro. No mês de novembro, a vez será do brejo paraibano. No município de Guarabira, o curso terá como tema “Museus, memória e cidadania”.

E, encerrando a programação de 2009, o Iphaep traz à tona a discussão sobre a “Arquitetura em Museus”. A oficina ocorrerá entre os dias 9 e 11 de dezembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Thamara Duarte, do Iphaep