João Pessoa
Feed de Notícias

IPHAEP empossa conselheiros do biênio 2010/12 nesta quarta-feira

terça-feira, 16 de março de 2010 - 09:44 - Fotos: 

O Conselho de Proteção dos Bens Histórico-Culturais, órgão deliberativo do IPHAEP, terá novos conselheiros a partir desta quarta-feira, dia 17 de março. A posse dos titulares e suplentes acontece às 14h30, na sede do patrimônio estadual, na avenida João Machado, 348, centro de João Pessoa. O ato de nomeação foi assinado pelo governador José Maranhão e publicado no Diário Oficial do Estado, na edição do dia 02 de março, estabelecendo um mandato de dois anos, para o biênio 2010/12.
  
“Além de termos o CONPEC completo, com os 15 membros previstos em seu regimento, pela primeira vez o ato do governador contemplou entidades que são altamente representativas na história cultural de nosso Estado – a API, a APL e o IHGP. Até então, esses organismos nunca tinham participado do colegiado do patrimônio estadual”, destacou o diretor do IPHAEP, Damião Cavalcanti. Segundo ele, a presença dos intelectuais será “um marco importante, na consolidação de uma política governamental que busque, de maneira efetiva, a preservação da memória dos bens culturais e patrimoniais da Paraíba”.

Na solenidade de posse desta quarta-feira, o secretário Francisco de Sales Gaudêncio e o diretor Damião Ramos Cavalcanti estarão assumindo os cargos de conselheiros, representado a Secretaria de Estado da Educação e Cultura. E também vão tomar assento no Conselho: a PGJ (Procuradoria Geral de Justiça), através de Cristina Evelise Vieira Alexandre e Ana Cecília Vieira Arcoverde, e a OAB/PB (Ordem dos Advogados do Brasil), com os conselheiros Ovídio Lopes de Mendonça e Aluísio de Carvalho Neto. Como titular da FAMUP (Federação dos Municípios da Paraíba) estará presente o arquiteto Amaro Muniz Castro, que tem tendo como suplente Valério Moura Thomaz.
 
O presidente do SINDUSCON/JP (Sindicato da Indústria da Construção Civil da Paraíba), José Irenaldo Jordão Quintans, vai representar a categoria nas deliberações do Conselho, tendo como suplente o engenheiro Raimundo Gilson Vieira Frade. Já o CREA/PB (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e o IAB/PB (Instituto de Arquitetos da Paraíba) terão como titulares e suplentes, respectivamente, os arquitetos João Cristiano Rebouças Rolim/Valder de Sousa Filho e Raglan Rodrigues Gondim/Manoel Brito de Farias Segundo.
 
Responsável pela preservação do patrimônio brasileiro, o IPHAN terá representação através dos arquitetos Umbelino José Peregrino de Albuquerque e Eliane de Castro Machado Freire. E a Comissão Estadual de Gerenciamento Costeiro (COMEG) vai ter como titular Maria Bethânia Matos de Carvalho e suplência de Maria de Fátima Matos de Carvalho Leitão.

História e ecologia – Os jornalistas Marcela Xavier Sintônio Lucena e Carlos Antonio Aranha de Macedo irão representar a API (Associação Paraibana de Imprensa), tendo ao lado os escritores Antonio Juarez Farias e José Octávio de Arruda Mello, indicados pelos imortais da APL (Academia Paraíba de Letras). Dos quadros do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba), o indicado para assumir como titular é o arqueólogo Carlos Alberto Farias de Azevedo, tendo como suplente o escritor Adauto Ramos.
 
Três entidades que trabalham com a questão ambiental estarão participando do CONPEC no biênio 2010/2012: a SUDEMA – Superintendência de Administração do Meio Ambiente, com as conselheiras Josecelia Rangel de Pontes e Jazinete Rangel de Pontes Lins; e o IBAMA/PB – Instituto do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis, com Ronilson José da Paz e Carlos Fernando Pires de Sousa. Uma organização não governamental, a APAN – Associação Paraibana dos Amigos da Natureza estará integrada, a partir desta quarta-feira, às discussões e deliberações dos processos, sendo representado pelas ambientalistas: Maria Rossana da Costa Silva (titular) e Raquel Limeira Ferreira dos Santos (suplente). 

Thamara Duarte, da Assessoria de Imprensa do Iphaep