João Pessoa
Feed de Notícias

Iphaep e Prefeitura reforçam parceria para viabilizar projeto de revitalização da Lagoa

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015 - 17:41 - Fotos: 

A superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) se reuniu, na manhã desta sexta-feira (16), com técnicos da Prefeitura de João Pessoa. O objetivo foi conversar sobre as novas adequações que serão feitas no projeto de revitalização do Parque Solon de Lucena. O documento, detalhando os ajustes necessários, deverá ser protocolado oficialmente na semana que vem.

Como explicou a superintendente do Iphaep, Cassandra Figueiredo, a reunião reforça a parceria do Estado com as prefeituras, entre as quais a da Capital, em prol dos interesses da população. “A Prefeitura vai protocolar o projeto na semana que vem. Depois disso, os nossos técnicos vão dar um parecer, que será por sua vez encaminhado para análise do Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais. Nosso diálogo permanente é um reforço à nossa parceria”, afirmou.

Ainda de acordo com Cassandra, só depois dessas etapas é que a Prefeitura deverá fazer a execução do projeto. “O que mais queremos com essa parceria é a preservação da memória da cidade e do patrimônio histórico, levando em consideração também o meio ambiente. Trata-se de um projeto belíssimo de revitalização do Parque Solon de Lucena. Os ajustes foram apresentados pela prefeitura hoje”, comentou.

O secretário de Planejamento de João Pessoa, Zennedy Bezerra, participou da reunião junto com técnicos de vários órgãos da Prefeitura. Ele disse que o projeto será protocolado no Iphaep na semana que vem. “Essa versão do projeto é nova, fruto de parcerias e diálogos constantes entre o município, Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Iphaep. Fizemos questão dessa apresentação antecipada como forma de deferência à chegada da nova gestora do Instituto”, disse. “Na próxima quarta-feira, vamos formalizar o projeto junto ao Iphaep”, anunciou.

A revitalização do Parque Solon de Lucena inclui a parte urbanística (anel interno da Lagoa) e a mobilidade urbana viabilizada pela implantação dos BRTs (no anel externo). Dentro do parque será feita a reestruturação dos espaços de lazer, esporte e cultura. A proposta é disponibilizar para a sociedade áreas como praças de jogos e convivência, além de ciclovias e pistas para cooper e caminhada.

Fiscalizações – A superintendente do Iphaep também aproveitou para ressaltar que está sendo elaborado um calendário com estratégias de fiscalização do patrimônio histórico paraibano. “Serão fiscalizações constantes das edificações e dos nossos monumentos históricos. É uma maneira para combatermos, entre outras coisas, a ação de vândalos”, afirmou Cassandra.