João Pessoa
Feed de Notícias

Iphaep e Arquidiocese da Paraíba discutem o patrimônio cultural do Estado

sábado, 6 de fevereiro de 2016 - 11:07 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), se reuniu com representantes da Arquidiocese da Paraíba, na tarde dessa quarta-feira (3), com o objetivo de discutir parcerias para implantar ações preventivas e coercitivas que garantam a preservação do patrimônio cultural de propriedade da igreja.

O arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Aldo de Cillo Pagotto, presente à reunião, enfatizou que a igreja necessita de orientação e principalmente de apoio dos órgãos de preservação e da sociedade como um todo, para evitar a depredação do patrimônio cultural e religioso da Arquidiocese da Paraíba. “É dever de todos preservar esse patrimônio. Não podemos deixar que ações de vandalismo possam destruir o patrimônio que é de todos”. O arcebispo esteve acompanhado do monsenhor Ednaldo Araújo dos Santos, do coordenador de patrimônio, Walter Paiva, e do assessor de patrimônio, Augusto Morais.

A diretora do Iphaep, Cassandra Figueirêdo, elogiou e destacou a grande disponibilidade e interesse da Arquidiocese da Paraíba em participar conjuntamente com o Instituto, de ações preventivas de preservação do patrimônio religioso. “Ficamos muito felizes com o rápido atendimento do nosso chamado, e mais ainda, com o interesse da igreja, que detém um grande acervo de bens culturais de importância histórica no nosso Estado, em caminharmos juntos na construção de ações voltadas à educação patrimonial. A Arquidiocese é primordial no processo de educação patrimonial das igrejas, seja como agente propagador da preservação, bem como guardiã deste patrimônio. Nosso objetivo é unir toda a sociedade no intuito de garantir a memória da história, cultura e arte do Estado da Paraíba”.

Na reunião, foram firmados compromissos de parcerias para a realização de formações direcionadas aos padres e religiosos, para que esses bens permaneçam com as características que os tornaram patrimônio cultural, e assim, não sejam descaracterizados nem destruídos, e a  participação da Arquidiocese na programação das atividades desenvolvidas durante a Semana do Patrimônio Cultural e nas diversas atividades educativas.

Por solicitação da arquidiocese, o Iphaep irá realizar também uma reunião com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiro no sentido de estender ações que dizem respeito à segurança e prevenção de incêndio nessas edificações.