João Pessoa
Feed de Notícias

Iphaep discute ações estratégicas para preservação do Centro Histórico de João Pessoa

sexta-feira, 28 de agosto de 2015 - 17:12 - Fotos: 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – Iphaep realizou, na tarde desta quinta-feira (27), no auditório da Associação Comercial da Paraíba, no Varadouro, o Fórum de Ciência e Cultura tendo como temática o Centro Histórico de João Pessoa: Ações Estratégicas e Políticas de Preservação. Na ocasião, a diretora executiva do órgão, Cassandra Figueiredo, fez uma apresentação sobre os objetivos do Fórum, destacando a necessidade de discussão do tema, considerando as parcerias entre os poderes constituídos e a sociedade civil, em busca de soluções conjuntas de enfrentamento das dificuldades elencadas.

“Estamos ampliando os nossos Fóruns para a discussão dos principais problemas que afetam os Centros Históricos no Estado, promovendo debates, reflexões e escutando a população em geral, que é essencial na construção e na elaboração de estratégias de solução desses problemas”, ressaltou Cassandra Figueiredo.

No decorrer do evento foi realizada uma apresentação pela equipe técnica do Iphaep sobre o Centro Histórico e a sua política de preservação, e em seguida foi aberto para as intervenções do público.

O Fórum contou com a participação do superintendente do Instituto do Patrimônio Nacional, Claudio Nogueira, do Coordenador do Patrimônio Artístico e Cultural – Copac, Fernando Milanez Neto, deputado estadual Anísio Maia, vice-presidente da Associação Comercial da Paraíba, Fernando Teixeira, e representantes do Movimento Varadouro Cultural, além de outros órgãos, estudantes, lojistas, e população em geral.

Na oportunidade, os representantes do Varadouro Cultural, Rayan Lins e Ednamay Cirillo, enfatizaram a importância do patrimônio imaterial, do diálogo com os atores que vivem o CH no dia a dia, e se disponibilizaram para outros espaços de discussão sobre a temática.

Ao final, ficou definida a formação de um Grupo de Trabalho de discussões permanentes, bem como parcerias na construção das ações estratégicas do Centro Histórico, além de uma reunião com representantes da Associação Comercial e o secretário da Receita do Município, com o objetivo de discutir a isenção tributária do IPTU, em decorrência do estado de conservação por parte dos proprietários dos imóveis pertencentes ao Centro Histórico da cidade de João Pessoa.