João Pessoa
Feed de Notícias

Iphaep assina convênio com universidades e Empreender-PB

quinta-feira, 17 de agosto de 2017 - 11:01 - Fotos:  Secom-PB

Nesta quinta-feira (17) é comemorado no Brasil o Dia do Patrimônio e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), assinará convênio com as instituições de ensino UFPB, Iesp e Unipê e o Projeto Empreender visando a execução de políticas públicas de preservação dos bens de valor histórico, artístico e cultural. O governador Ricardo Coutinho presidirá a solenidade ocorrerá no Palácio das Redenção, em João Pessoa, às 14h.

“Estamos atuando de maneira permanente com ações técnicas e educacionais em toda Paraíba. Dentro do contexto educativo-patrimonial, este convênio faz parte da programação da 3ª Semana do Patrimônio Cultural da Paraíba, que iniciamos na última terça-feira e que iremos concluir na próxima segunda-feira”, completou a diretora do Iphaep, Cassandra Figueiredo.

Neste ano, a Semana do Patrimônio Cultural começou no Alto Sertão. Na última terça-feira, foram entregues à Igreja Matriz da cidade de Aparecida as imagens sacrasrestauradas da Fazenda Acauã (que é um patrimônio tombado nacionalmente). Logo depois foi realizada uma missa campal e uma carreata.

“Tivemos ali um momento de apropriação dos bens culturais pertencentes à população de Aparecida, que ficará, com certeza, na memória do povo do lugar e também da nossa equipe. Ficamos muito felizes em participar desse momento, que representa a devolução de parte de uma história de tradição, fé e devoção, simbolizadas pelas imagens”. O trabalho foi feito pelos restauradores Dulce Enrique e Fernando Diniz, da equipe da Fundação Casa de José Américo.

Já na tarde da quarta-feira, a equipe do Iphaep ‘acampou’ em frente ao Teatro Santa Roza, que é um imóvel tombado e foi recentemente restaurado pelo Governo do Estado. Durante todo o dia, foi montada a exposição ‘EnTenda o Patrimônio’, com atividades lúdicas de pintura para as crianças e a distribuição de folders, jornais e material didático à população, destacando o papel do Instituto do Patrimônio estadual no tocante à preservação dos bens paraibanos. “Sucesso e retorno eficaz, fruto de compromisso ético e responsabilidade social, nos conduziram a promover, mais uma vez, este projeto, acatando uma demanda organizada de reivindicações e contemplando, em sua programação, ações de cunho técnico e educacional”, disse Cassandra Figueiredo.

Encerramento - Para fechar as atividades desta semana, nesta sexta-feira (18), a equipe do patrimônio estadual estará em Alagoa Grande. No Teatro Santa Ignêz, será lançado o segundo número do informativo Parahyba, que é uma publicação do Iphaep e tem a proposta de enfatizar história, economia, cultura e o patrimônio edificado das cidades que possuem sítio histórico tombado.

Em seguida, será exibida a peça ‘Viva Margarida’, sobre a líder Margarida Maria Alves, com artistas de Alagoa Grande. A programação cultural tem o apoio da Prefeitura de Alagoa Grande.

O encerramento da 3ª Semana do Patrimônio Cultural da Paraíba vai acontecer na segunda-feira (21), quando será relembrado um dos fatos mais marcantes da História política da Paraíba Imperial: a Revolução de 1817.

O levante, que chega ao bicentenário, pregava a liberdade e a soberania nacional. No Palácio da Redenção, a partir das 14h, haverá o desfile da bandeira do Movimento de 1817, carregada em sessão solene por um cadete da Polícia Militar.

“Logo depois, na Praça 1817, vai ser descerrada uma placa, para registrar, para a posteridade, os ideários da Revolução de 1817 e homenagear os paraibanos que se destacaram como líderes do movimento”, disse a diretora do Iphaep.