João Pessoa
Feed de Notícias

Iphaep abre inscrições para oficina sobre ‘Museu e Turismo’, em João Pessoa

quinta-feira, 17 de setembro de 2009 - 17:26 - Fotos: 

Museu e turismo. Para discutir este binômio, funcionários de instituições museológicas, equipamentos culturais e turismólogos, além de alunos dos cursos de Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto de Ensino Superior da Paraíba (IESP) estarão reunidos entre os dias 23 e 25 deste mês, no Auditório Augusto dos Anjos, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Estão sendo oferecidas 50 vagas para a oficina ‘Museu e Turismo’, com inscrições gratuitas. Todas as informações podem ser obtidas através do telefone 3218-5124 ou do e-mail iphaep@gmail.com.

A capacitação é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), com apoio do Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)). A Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC) e a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Paraíba também dão apoio logístico à realização do evento.

Durante os três dias da oficina, as aulas serão ministradas nos dois turnos – das 8h às 12h e das 14h às 18h, pela professora e pesquisadora carioca Karla Estelita Godoy. Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ela atua como consultora em Gestão da Informação e em projetos de criação de banco de dados para acervos documentais. É também professora-adjunta do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense. 

Objetivos – “Mais uma vez, o Iphaep cumpre o seu papel de disseminar a informação e capacitar servidores públicos e de instituições privadas, com vistas a um melhor desempenho junto aos acervos museológicos da Paraíba e também um atendimento de qualidade ao público que frequenta os museus”, destaca o diretor do patrimônio estadual, Damião Ramos Cavalcanti.

“Nessa oficina em especial, esperamos contar com um número expressivo de alunos dos cursos de Turismo, já que eles é que serão co-participantes nos próximos anos da Política de Museus na Paraíba e do Museu da Cidade de João Pessoa, que está sendo implantado pelo governador José Maranhão”, acrescenta.

Pelo Estado – Até o final do ano, o Iphaep estará realizando outras quatro oficinas sobre museus em várias regiões do Estado. As capacitações começaram em junho deste ano em João Pessoa, quando foi destacado o ‘Treinamento das Equipes Administrativas e de Apoio’, com a carioca Luciana Palmeira.

Em seguida, no mês de julho, o baiano Antonio Marcos de Oliveira Passos esteve em Cajazeiras e discutiu a questão ‘Museus, memória e cidadania’, enquanto a arte-educadora carioca Bárbara Harduim foi a Campina Grande, em agosto passado, para ministrar a oficina sobre ‘Ação educativa em museus’.

Thamara Duarte, da Assessoria de Imprensa do Iphaep