João Pessoa
Feed de Notícias

IPEA e Centro Celso Furtado serão instalados em João Pessoa

quinta-feira, 19 de novembro de 2009 - 20:16 - Fotos: 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Centro Celso Furtado terão uma sede em João Pessoa, instaladas em prédio cedido pelo governo do Estado, de onde farão pesquisas e seminários para todo o Nordeste. A informação é do secretário Ademir Alves de Melo, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que viaja no próximo dia 26 ao Rio de Janeiro para uma reunião com a diretoria do IPEA, órgão do Ministério Extraordinário de Assuntos Estratégicos, e com a diretora do Centro Celso Furtado.

“O objetivo desses dois encontros é dar prosseguimento as tratativas relativas à instalação do Núcleo de Pesquisas e Estudos Celso Furtado (que também abrigará o IPEA) no Estado da Paraíba. Essas duas renomadas entidades serão hospedadas na estrutura institucional do Estado e desenvolverão as suas atividades afins em todo o Nordeste do Brasil”, explica o secretário.
Entre as atividades já programadas, Melo conta que na primeira semana de janeiro de 2010 o IPEA estará realizando um curso, em João Pessoa, de ‘Macro-Economia e Desenvolvimento’ para 30 técnicos do Estado e de instituições universitárias no Nordeste.

Para a instalação do IPEA, três doutores em economia virão ao Estado e, segundo o diretor, professor João Sicsú, brevemente também será feito um concurso público para a contratação de mais dois doutores. O secretário afirma ainda que as atividades do IPEA na Paraíba se desenvolverão no âmbito da realização de estudos e pesquisas econômico-sociais em estreita parceria com o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (IDEME-PB).

“Certamente todas as atividades desses órgãos correram por conta própria”, frisa o secretário.
Com relação a instalação do Centro Celso Furtado (CCF), a idéia é que se dê início à criação nas universidades do Nordeste da disciplina ‘Estudo do Pensamento de Celso Furtado’. Além disso, o CCF trará sua contribuição através de eventos como simpósios, seminários, conferências, com participação de seus membros que são alguns dos mais importantes econômicos do país.

IPEA e o CCF serão abrigados em órgão do Governo do Estado no Núcleo de Estudos e Pesquisa Celso Furtado, a ser criado, posteriormente, pelo governador José Maranhão, quando se espera contar com a presença do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, do presidente do IPEA, Márcio Pochmann, do presidente do Centro Celso Furtado e sua diretora, respectivamente, Luiz Gonzaga Belluzzo e Rosa Furtado, viúva de Celso.

Paulo Dantas, da Seplag