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6 de janeiro de 2016

IPC realiza mais de 9 mil agendamentos pela internet para emissão de documentos de identidade na Paraíba



Ao todo 9.140 agendamentos pela internet para emissão de documento de identidade (RG) foram realizados desde o dia 21 de dezembro do ano passado para atendimento nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, no mês de janeiro. O serviço do Instituto de Polícia Científica (IPC) está disponível na página do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br), por meio do ícone ‘Agendamento RG’, no canto direito da tela. O cidadão interessado deve preencher o formulário com dados pessoais e informar a Casa da Cidadania onde quer ser atendido, assim como hora e local. Em outras cidades do Estado, basta se dirigir diretamente às Casas da Cidadania ou postos de identificação municipais para solicitar a expedição do documento, cuja emissão da 1ª via é gratuita.

De acordo com o gerente de Identificação Civil e Criminal do IPC, perito Marcos Lacet, o agendamento pela internet proporciona mais agilidade no atendimento à população, com a ampliação no número de emissão do documento. “Com o novo processo de agendamento eletrônico, a meta é atender 240 pessoas por dia nas quatro Casas da Cidadania de João Pessoa e 100 na Casa da Cidadania de Campina Grande. O processo mais moderno acaba com os agendamentos presenciais e por telefone e assim também termina com um problema que dificultava o atendimento. Isso acontecia porque geralmente as pessoas procuravam uma Casa da Cidadania e depois tentavam o mesmo serviço nas outras Casas. Porém, quando eram atendidas em uma das unidades da Secretaria de Desenvolvimento Humano não desmarcavam nas demais, continuando na fila de espera e ocupando a vaga de outra pessoa. Com o agendamento pela internet, isso não vai mais acontecer”, destacou.

Ele ainda ressaltou que no caso de 2ª via de RG há um valor a ser pago, com a geração de boleto que pode acontecer pela internet ou mesmo na data e local do atendimento. “O atendimento a idosos pode ser feito de maneira diferenciada na sede do IPC, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa”, lembrou o gerente.

Como agendar – Para ter acesso ao agendamento eletrônico é necessário acessar www.paraiba.gov.pb.br e clicar no ícone que fica do lado direito da página, identificado com ‘Agendamento RG’. Lá constarão as seguintes opções: solicitar agendamento, acompanhar agendamento e cancelamento agendamento.

É necessário colocar os dados pessoais, número do CPF, nome completo, telefone, e-mail e informar o órgão pelo qual deseja ser atendido; o serviço, que é o RG; e o local de atendimento, que são as casas da cidadania de João Pessoa e Campina Grande. O sistema vai informar as datas e os horários disponíveis para o atendimento, os documentos necessários para a emissão da primeira ou segunda via da carteira de identidade e emitir a guia de pagamento. O cidadão também pode acompanhar o processo de agendamento ou cancelar, se não puder comparecer ao local no dia marcado.

O procedimento pode ser feito em qualquer computador e para quem não tem internet o IPC disponibilizou computadores nas Casas da Cidadania.