João Pessoa
Feed de Notícias

IPC da Paraíba participa de curso sobre perícia em locais de desastres em massa

segunda-feira, 30 de novembro de 2015 - 17:10 - Fotos: 

O perito criminal Robson Félix Mamede representou o Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba no curso de ‘Desastres em massa’, realizado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (MJ) e Polícia Federal. As aulas aconteceram de 16 a 20 de novembro, na Academia Nacional de Polícia em Brasília (DF).

De acordo com o diretor do IPC paraibano, Humberto Pontes, o curso teve a coordenação do perito federal Eduardo Palhares, membro da Interpol. “O objetivo foi preparar os peritos criminais do país para ações de coordenação em identificação de vítimas de desastres em massa, relacionadas à perícia de local e procedimentos operacionais, abrangendo também busca e recuperação de corpos”, frisou.

Robson Félix Mamede, que é lotado no Laboratório de Engenharia Forense, explicou que a preparação do MJ e Polícia Federal formou coordenadores operacionais de perícia em locais de desastres em massa. “Desastre é um evento inesperado, que cause morte e ferimentos em muitas pessoas e grandes danos e prejuízos à comunidade, ultrapassando a capacidade de resposta local. A partir de agora poderemos ter no Estado um grupo especializado desse tipo de atuação, capaz de atuar conjuntamente com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Civil, Polícia Rodoviária Federal e Federal, entre outros órgãos, e integrar um Sistema de Comando de Incidentes (SCI) com todas as agências envolvidas no processo de atendimento de casos como esses”, detalhou.

Ele também destacou a participação do Estado no treinamento. “A Paraíba, apesar de não ser sede de jogos nas Olimpíadas 2016, foi convidada a participar do curso que teve como docentes o perito federal Sérvio Túlio Jacinto Reis do Departamento de Polícia Federal, e a perita do Paraná, Patrícia Doubas Cancelier. Agora, somos multiplicadores desse conhecimento”, frisou.