João Pessoa
Feed de Notícias

Intervenção prisional em casos de emergência é tema de treinamento

terça-feira, 23 de novembro de 2010 - 12:46 - Fotos: 
Uma equipe, composta por 20 agentes penitenciários, recebeu treinamento especializado para intervenção prisional em casos de emergência, como motins ou rebeliões. O I Curso de Técnicas e Táticas em Intervenção de Estabelecimentos Prisionais foi ministrado pelo sargento Pereira (GATE/PB) e pelo diretor do Presídio do Serrotão, Ednaldo Correia, com a participação do soldado/PM Wellington.

Realizado pela direção do Presídio do Serrotão em Campina Grande, entre os dias 17 e 20 de novembro, o treinamento ofereceu aos agentes técnicas de tiro, montagem e desmontagem de armamentos, educação física, entrada em pavilhões, noções de gerenciamento de crises, abordagens, simulação de ‘resgate’ de apenados, dentre outras instruções.

O juiz da Vara das Execuções Penais de Campina Grande, Fernando Brasilino, ministrou uma palestra para a equipe em treinamento sobre a necessidade de o sistema penitenciário se pautar mais nas diretrizes dos direitos humanos.

Segundo o diretor Ednaldo Correia, a data da solenidade de formatura da turma está sendo programada e deverá contar com a presença do secretário da Cidadania e Administração Penitenciária, Carlos Mangueira, além de outras autoridades políticas e policiais.

Os alunos receberão um certificado de conclusão do curso e poderão, em breve, compor uma equipe para trabalho exclusivo de escoltas e intervenção prisional.

“Nosso objetivo é sempre capacitar os profissionais com outros cursos que virão pela frente. Este foi apenas um primeiro passo de um grande projeto que temos para aperfeiçoar cada vez mais o sistema penitenciário, prestando o serviço que a sociedade almeja e merece”, disse Correia.