João Pessoa
Feed de Notícias

Interpa reúne extensionistas para avaliar crédito fundiário e traçar metas para este ano

quarta-feira, 10 de abril de 2013 - 17:44 - Fotos: 

Técnicos da rede de apoio de assistência técnica rural na Paraíba estão reunidos, nestas quarta (10) e quinta-feira (11), para avaliar as ações do Programa Nacional de Crédito Fundiário no Estado, além de traçar estratégias voltadas à gestão dos trabalhos neste ano, levando em conta, principalmente, a questão da estiagem prolongada. O evento é coordenado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola (Interpa), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O evento conta com representantes do MDA, Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário da Paraíba (Sedap), Emater, Incra, Fetag, Faepa, Senar, Sebrae, Conab, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Projeto Cooperar, Interpa, entre outros. “Estamos debatendo as experiências exitosas em assentamentos da Paraíba, analisando a situação dos pontos críticos, fazendo um balanço da renegociação feita em 2012 e discutindo as metas e prioridades para este ano, com a elaboração do Plano Orçamentário Anual (POA)”, revelou o presidente do Interpa, Nivaldo Magalhães.

Segundo ele, as redes de apoio de assistência rural têm papel fundamental sobre o andamento dos trabalhos, já que o técnico local pode apresentar com mais precisão a situação real das comunidades rurais e acompanhar o desempenho dos agricultores junto ao crédito fundiário.

“Em tempos de seca, qualquer ajuda no sentido de orientar os trabalhadores rurais sobre as formas de amenizar os prejuízos é bem vinda”, declarou Nivaldo, que ressaltou ainda a importância de analisar com calma os casos de agricultores que adquiriram empréstimo pelo programa de crédito fundiário e enfrentam dificuldades para pagar as dívidas. “É preciso sensibilidade para entender o trabalhador nesse período e o que podemos fazer para adiar os pagamentos ou esticar os prazos nós fazemos”, comentou.

De acordo com o presidente do Interpa, o ano de 2012 foi fechado com a aprovação de aproximadamente R$ 5 milhões em liberações de crédito fundiário, beneficiando 227 famílias. Em 2011, por exemplo, o Interpa estava na sétima colocação em aplicações do programa no Norte e Nordeste. Com o resultado de 2012, a Paraíba deu um salto para a quarta posição.

PNCF - O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é um programa do Governo Federal que funciona em parceria com os Estados. Na Paraíba, é coordenado pelo Interpa e por meio do Banco do Nordeste, oferecendo condições para que os agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. São condições diferenciadas de acordo com o valor do financiamento contratado. As liberações podem chegar a R$ 80 mil por família, na Paraíba, com pagamento em até 20 anos, incluindo três anos de carência.