João Pessoa
Feed de Notícias

Interpa faz oficina para readequar plano que assentará 1.500 famílias

terça-feira, 16 de março de 2010 - 18:47 - Fotos: 
Depois de a Paraíba ser o primeiro Estado brasileiro a assinar um convênio para o assentamento de 1.500 famílias este ano pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), executado pelo Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o órgão estadual reúne nesta quarta-feira (17), a partir das 8h30, no Portal do Sol Hotel, no Bairro de Manaíra, em João Pessoa, cerca de 60 pessoas de instituições parceiras, durante a Oficina de Planejamento Operativo Anual (POA 2010) para readequar o projeto que prevê o acesso dessas famílias a terra.

De acordo com o presidente do Interpa, Álvaro Dantas, o encontro de trabalho que acontece até esta quinta-feira (18), reunirá representantes do MDA, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Câmara Técnica de Ação Fundiária (CTAF), Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Rede de Apoio e Assistência Técnica.

O presidente do Interpa adiantou que dentre vários objetivos, o evento busca analisar o desempenho do PNCF no Estado, desde o início de sua implementação; identificar os pontos críticos da operacionalização do programa, entre outros. “Pretendemos fazer uma avaliação para incrementar a sistemática de execução do POA 2010, e com isso, melhorar a qualidade na assistência às famílias e oferta dos imóveis que serão adquiridos”, destacou.

Já o assessor da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do MDA, Carlos Jorge Martins, disse que o PNCF gera um aporte significativo na renda das famílias beneficiárias, no caso da Paraíba, R$ 42 milhões diretamente serão investidos na compra da terra e investimentos.

Programa – O evento tem início com a recepção e credenciamento dos participantes, mas a solenidade oficial de abertura acontecerá às 9h com as presenças do secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Ruy Bezerra; do delegado do MDA na Paraíba, Marenilson Batista; do presidente do Interpa, Álvaro Dantas e do presidente da Fetag, Liberalino Ferreira.

Durante a programação do primeiro dia da Oficina de Planejamento Operativo Anual (POA 2010), promovida pelo Interpa, será feito um balanço nacional e estadual do PNCF no exercício de 2009, e ainda haverá a apresentação do convênio Governo do Estado/Governo Federal, execução de trabalhos em grupos, entre outros.

Na quinta-feira (18), segundo e último dia do evento, estão previstas atividades como a realização de uma plenária para apresentação dos trabalhos em grupos, consolidação do POA 2010, avaliação, encaminhamento de propostas e encerramento.

Da Assessoria de Imprensa do Interpa