João Pessoa
Feed de Notícias

Interpa e IBGE começam trabalhos para revisar limites geográficos

quarta-feira, 14 de abril de 2010 - 14:17 - Fotos: 
Duas reuniões nesta quarta (14) e quinta-feira (15) nos municípios de Teixeira e Parari marcam o início dos trabalhos de operacionalização de um convênio entre o Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para revisar e ordenar as imprecisões dos limites geográficos entre os 223 municípios paraibanos. A primeira acontecerá às 14h30, no Salão Paroquial de Teixeira, e a segunda será às 9h30, no Clube Municipal de Parari e envolverá, além de técnicos dos dois órgãos, lideranças políticas dos municípios que pedem esclarecimento das suas divisas.

O presidente do Interpa, Álvaro Dantas, disse que o primeiro caso a ser esclarecido envolve os municípios de Teixeira, Maturéia, Mãe D’Água e Imaculada. Já no segundo, os dois órgãos vão solucionar os litígios existentes entre Parari, Gurjão, Santo André, Serra Branca, São João do Cariri, São José dos Cordeiros e Taperoá. “Após as reuniões, em cada município solicitante caberá ao Interpa e IBGE enviar técnicos para executar o trabalho de campo”, disse.

Ele adiantou que o trabalho consiste em realizar a delimitação dos municípios através de GPS, equipamento para definir as divisas dos municípios em questão. Em seguida, será emitido um documento denominado memorial descritivo que constará os limites acordados entre os municípios. Numa terceira etapa, os documentos deverão ser encaminhados para a Assembléia Legislativa para aprovação e homologação.

Álvaro Dantas disse ainda que, após a celebração do convênio entre os dois órgãos, em setembro do ano passado, mais de 30 municípios já solicitaram a revisão dos seus limites geográficos. “Caberá ao Interpa cumprir algumas etapas do convênio, como: realizar visitas no local, fazer medições, consultar as leis que regem a divisão dos municípios, realizar audiências públicas com as lideranças nos municípios para dirimir os conflitos e resolver as pendências de forma pacífica”, destacou.

Veja abaixo a relação dos municípios que já enviaram ofício ao Interpa e IBGE, solicitando a revisão das divisas municipais:
– Maturéia
– Parari
– Imaculada
– São Vicente do Seridó
– Bayeux
– Condado
– Borborema
– Picuí
– Quixaba
– Santa Luzia
– São Miguel de Taipu
– Água Branca
– Pedra Lavrada
– Poço José de Moura
– Queimadas
– Serra Grande
– Nova Palmeira
– Mogeiro
– Itaporanga
– Cubati
– Conceição
– Cacimbas
– Bonito de Santa Fé
– Solânea
– Juarez Távora
– Alagoinha
– Triunfo
– Remígio
– Mataraca
– Serra Redonda
– Brejo dos Santos
– Lagoa
– Itapororoca
– São Sebastião da Lagoa de Roça
– Boa Vista
– Esperança
– Jacaraú

Da Assessoria de Imprensa do Interpa