João Pessoa
Feed de Notícias

Interpa capacita técnicos para implantação do sistema SIG CF

sexta-feira, 30 de abril de 2010 - 13:32 - Fotos: 

A Paraíba será o terceiro estado brasileiro – dos 21 que executam o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – a implantar um sistema a fim de oferecer transparência a projetos de assentamento. Para isso, o Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa) realiza oficina de capacitação na próxima segunda (3) e terça-feira (4) no auditório do órgão, situado na Estrada de Cabedelo, com a participação de técnicos da instituição que conhecerão o Sistema de Informações Gerenciais do Crédito Fundiário (SIG CF) através de profissionais da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

De acordo com o subcoordenador de Acompanhamento de Projetos do Crédito Fundiário, José Paulo Soares, com o SIG CF, as oito empresas credenciadas de assistência técnica, que prestam serviço aos beneficiários do programa terão ainda mais agilidade no acompanhamento das propostas de assentamento.

O engenheiro agrônomo do Departamento de Crédito Fundiário da SRA, Tiago Vieira, explicou que o Sistema de Informações Gerenciais do Crédito Fundiário (SIG CF) será implantado nos demais Estados até agosto deste ano e é o resultado da fusão de três sistemas auxiliares do PNCF, como o Sistema de Qualificação de Demanda (SQD), Sistema de Análise e Contratação (SAC) e Sistema de Registro e Contratação (SRC).

Ele disse que o novo sistema vai ampliar e qualificar o acesso às informações, agilizar a visualização e o saneamento de pendências e melhorar a qualidade da elaboração dos projetos.  Outras vantagens apontadas pelo agrônomo da SRA é a diminuição no tempo de contratação das propostas e interação entre os estados, através do sistema que funcionará interligado aos demais. “Antes não se tinha o real acompanhamento das propostas elaboradas”, destacou.

Tiago Vieira informou que a Paraíba é um estado em potencial para a execução do Crédito Fundiário, pois dispõe de propriedades com valor acessível, uma das exigências preconizadas pelo programa.

Depois da capacitação, os técnicos Tiago Vieira e Cleiton Borges da Secretaria de Reordenamento Agrário acompanham até a próxima sexta-feira (7) a implantação do Sistema de Informações Gerenciais do Crédito Fundiário nas dependências do Interpa.

Da Assessoria de Imprensa do Interpa