Fale Conosco

9 de fevereiro de 2012

Internos do Complexo Juliano Moreira vão cair na folia nesta sexta-feira



O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que integra a rede hospitalar do Estado, realiza nesta sexta-feira (10) o “Carnaval dos Internos”. A atividade, que tem um caráter recreativo e de ressocialização, está marcada para as 14h, no pátio externo da unidade de saúde. O local será decorado com adereços alusivos à época, alguns deles confeccionados pelos próprios pacientes durante as oficinas terapêuticas.

De acordo com o gerente de Ações Estratégicas do Juliano Moreira, Madson Souza, o Carnaval conta com a parceria da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e será animado por uma orquestra de frevo. “O objetivo do evento é trabalhar o Carnaval como manifestação cultural da nossa região, buscando proporcionar um espaço para reinserção das pessoas em sofrimento mental à sociedade”, comentou.

Madson explicou que, por meio dessa e de outras ações culturais que são desenvolvidas no hospital, busca-se uma saída para enfrentar as diferenças existentes sem torná-las desigualdades, pois a ideia é aprender a conviver com a diversidade. “Além disso, a cultura agrega e desperta sensações que ultrapassam o tempo, e é nesse clima carnavalesco, em que as pessoas transbordam de felicidade, que vamos comemorar no Juliano Moreira”, comentou.

Ainda de acordo com ele, a pessoa com distúrbios mentais passa a vida dentro de uma unidade de saúde, alheio ao que está acontecendo fora dela. “Na nova política de saúde mental, o paciente terá, dentro da unidade, um tratamento especial, que transcende o uso de medicamentos. Ele terá carinho e respeito e, acima de tudo, será tratado com dignidade”, disse Madson.

O complexo também realiza festa em outras datas comemorativas, como o Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa, São João, Dia 7 de Setembro e Natal. “Queremos mostrar que o tratamento não se restringe apenas ao uso de medicamentos, mas também à promoção de ações psicossociais e terapêuticas”, finalizou o gerente.