João Pessoa
Feed de Notícias

Internautas poderão escolher os três melhores trabalhos a serem premiados no Dia Estadual de Combate

terça-feira, 2 de março de 2010 - 13:25 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), em parceria com a Secretaria de Saúde de João Pessoa, estão realizando o II Festival de Grafitagem – A Arte Vencendo o Tabagismo. O comitê organizador do evento selecionou 27 telas, das 35 que foram inscritas por 19 grafiteiros.

A partir desta terça-feira (2) até o dia 12 deste mês, os internautas podem escolher os três melhores trabalhos, através do endereço eletrônico http://gti1.saude.pb.gov.br/questionario_grafite_2010/. Os vencedores serão premiados no dia 15 de março, Dia Estadual de Combate ao Tabagismo.

Durante o evento de premiação, a Secretaria de Estado da Saúde irá homenagear personalidades paraibanas que contribuíram com ações e projetos para o combate ao tabagismo no Estado. Para a realização do festival, a SES e a Agevisa se responsabilizaram pela compra das tintas e por todas as despesas do festival e o município de João Pessoa está dando apoio na divulgação e mobilização do evento.

Muros grafitados – As telas foram grafitadas em muros da Avenida Epitácio Pessoa, (nas proximidades do Grupamento de Engenharia), Espaço Cultural, Busto de Tamandaré e no Hospital Municipal de Cabedelo. Nos trabalhos, os grafiteiros usaram desenhos e frases de impacto. Em quase todos os trabalhos, as crianças e os jovens são usados para chamar atenção para o problema. Em uma grafitagem, eles estão de braços dados com adultos e alertando que o tabagismo passivo infantil é a terceira maior causa de morte evitável no mundo.

Para o diretor técnico da Agevisa, Jorge Alberto Molina, um dos objetivos do II Festival de Grafitagem é promover uma educação continuada juntos aos jovens e, com isso, conscientizá-los e alertá-los sobre os malefícios do fumo. “No momento em que contamos com a colaboração desses grafiteiros, buscamos também envolver toda a sociedade na luta contra o tabagismo” afirmou.
No ano passado, o festival teve como tema ‘Todos Contra o Tabagismo’. Dezoito grafiteiros inscreveram 43 artes e destas 25 foram selecionadas. Os internautas escolheram as três que foram premiados pela SES. A grafitagem que ganhou o primeiro lugar serviu para ilustrar a camisa usada durante o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, lembrado em 31 de maio.

Malefícios – No ano passado, segundo dados da SES, 215 pessoas morreram vítimas de câncer de pulmão e brônquios, 59 de laringe, 50 por câncer de boca e 23 de faringe. Em 2008, 218 pessoas na Paraíba foram a óbito por câncer de pulmão e brônquios, 40 por câncer de boca, 55 com câncer de faringe, 52 por câncer de laringe. Essas doenças estão relacionadas ao tabagismo.

O tabagismo é uma toxicomania (vício) caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no  tabaco. Segundo o Ministério da Saúde os cigarros contêm cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência.

Assessoria de Imprensa da SES