João Pessoa
Feed de Notícias

Internas do presídio feminino doam refeições para desabrigados pelas chuvas

sábado, 30 de julho de 2011 - 11:22 - Fotos: 

Pelo segundo final de semana consecutivo as detentas da Penitenciária Julia Maranhão, o Presído Feminino, situado no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, comprometeram-se espontaneamente a doar os alimentos que seriam utilizados nas refeições deste domingo (31) para ajudar as famílias que foram atingidas por enchentes em várias cidades da Paraíba.

Segundo a diretora da penitenciária, Cinthya Almeida, da mesma forma que ocorreu  no final de semana anterior, as detentas solicitaram à direção para doar os alimentos, explicando que, em assembléia, todas se comprometeram com a campanha: “Foi uma iniciativa das próprias detentas que se sensibilizaram com a situação dos desabrigados e resolveram em conjunto doar mais uma vez as refeições do domingo” afirmou Cinthya.

As doações se referem às refeições do domingo porque é o dia de visitas, quando os parentes das internas, além de levar conforto e companheirismo, também levam comida.

“Depois de assistir reportagens mostrando o sofrimento dos desabrigados e saber da existência da campanha ‘Abrace Paraíba’ resolvemos ajudar. Nesse momento a Paraíba inteira precisa se sensibilizar e doar o que pode” disse a interna Niedja Marinho, 23 anos.

Nas doações estão: 10kg de arroz, 12kg de feijão, 10kg de açúcar, 2kg de café, 10kg de macarrão, 4kg de sal, 3 litros de leite de coco, 1,8kg de leite em pó, 15kg fuba, 1,5kg margarina, 3 litros de óleo, 1,5 litro de vinagre, 300g de tempero, 4kg de farinha e 5kg de milho para munguzá.

Cinthya Almeida destacou que a decisão das detentas reflete um trabalho de disciplina e direitos humanos que vem sendo realizado dentro da penitenciária.

O secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino, elogiou a atitude das detentas: “É um ato digno de exemplo de solidariedade humana e cristã”, destacou.

A população em geral também pode ajudar a campanha, que foi prorrogada até a sexta-feira (5).

O que doar: roupas, alimentos não perecíveis, água e colchão.

Pontos de arrecadação – Casas da Cidadania, Espaço Cultural, às coordenações da Emater, batalhões da Polícia Militar, agências do Banco do Brasil e igrejas católicas. A Polícia Militar destinou também o número 190 para pegar colchões e agasalhos de quem não tem condições de transportar a doação.

Parceiros – Além dos órgãos do Governo do Estado, a SEDH conta com o Banco do Brasil, Conab, Televisões, Arquidiocese da Paraíba e outras.

Campanha internet – Na internet, a campanha é marcada pela hastag #solidariospb. O perfil da campanha no Twitter é @ajudapb