João Pessoa
Feed de Notícias

Internas de presídio feminino recebem ações de saúde

segunda-feira, 2 de maio de 2011 - 12:07 - Fotos: 

Uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Fundação Cidade Viva levou atendimento odontológico e imunização contra a gripe influenza A às internas da Penitenciária Feminina Julia Maranhão, em João Pessoa.

A ação ocorreu na manhã deste sábado (30), durante o Dia D de vacinação contra a gripe. Foram vacinadas crianças e grávidas, que pertencem aos grupos de risco e estão no foco da campanha nacional de imunização.

Vladimir Miná, da Fundação Cidade Viva, ressalta que a ação é multidisciplinar e tem como objetivo a reinserção das detentas: “Queremos levar a ‘Ação Viva’ para todo sistema penitenciário paraibano. Queremos levar orientação, educação e saúde”, afirma.

À tarde, a penitenciária ganhou um painel em grafitagem, resultado de parceria entre a Seap e a Central Única de Favelas (Cufa). Também houve palestras de conscientização contra o uso de drogas, e as detentas tiveram oportunidade de fazer maquiagens, cortes de cabelo, penteados e trançado afro.

Cinthya Almeida, diretora da Penitenciária Julia Maranhão, disse que parcerias como essas são ações de cidadania e ressocialização: “As detentas se sentem parte da sociedade, como assim são. Estamos resgatando-as para a inserção em uma vida coletiva”, – afirma.

O secretário Harrison Targino esteve presente, acompanhou os atendimentos, visitou os alojamentos das detentas, conversou e ouviu suas reclamações e sugestões, como também ressaltou a importância dessas ações: “Louvo as parcerias e o exemplo social que a Fundação Cidade Viva e a Cufa realizam. Atualmente, a Penitenciária Julia Maranhão, o presídio feminino, tem se tornado referência através do trabalho de seus agentes e direção”, afirma.