Fale Conosco

21 de fevereiro de 2018

Intercambistas do programa Gira Mundo Espanha são recebidos com festa em João Pessoa



gira mundo Delmer Rodrigues 10 270x163 - Intercambistas do programa Gira Mundo Espanha são recebidos com festa em João PessoaOs 25 estudantes intercambistas do programa Gira Mundo Espanha retornaram ao Brasil nesta quarta-feira (21) e foram recepcionados no Centro de Formação de Professores, em Mangabeira, pelo secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, pelo diretor executivo de Desenvolvimento Estudantil, Tulhio Serrano, além de gestores escolares, técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEE), familiares e amigos.

O secretário Aléssio Trindade destacou a importância do Gira Mundo e convidou os alunos e professores da Rede Estadual de Ensino a se inscreverem no programa. “Temos muitos exemplos de sucesso de alunos e professores da nossa rede que participaram do programa. Recentemente tivemos uma aluna aprovada para um curso de verão da Universidade de Cambridge! Esse é o resultado! Estamos colocando a educação da Paraíba em um patamar de alto nível, por isso, convido os nossos alunos e professores aa se inscreverem”, completou o secretário.

Os professores e gestores escolares que tiverem interesse em participar do programa Gira Mundo Finlândia poderão se inscrever até o dia 7 de março. Já os estudantes podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro. Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo endereço eletrônico http://paraiba.pb.gov.br/educacao.

Os estudantes que voltaram da Espanha viajaram em setembro de 2017 e durante 5 meses residiram em casa de famílias espanholas, além de cursarem um semestre letivo em Escolas de Nível Médio. Ainda receberam uma bolsa auxílio no valor total de R$ 4.200,00 reais, dividido em seis parcelas. Os custos com passagens, emissão de passaporte e visto, moradia, alimentação, transporte e seguro saúde foram financiados pelo Governo da Paraíba, num investimento de R$ 3.549.975,00.

A aluna Lívia Sabino Silva, da Escola Cidadã Integral Severino Cabral, de Campina Grande, intercambista do Gira Mundo Espanha, contou da sua experiência fora do Brasil. “Foi uma experiência maravilhosa! Passamos por muitas coisas juntos e aprendemos culturas e línguas diferentes, além de conhecer pessoas, lugares, ou seja, crescemos e nisso tudo ficamos muito unidos”, disse a estudante.

Joselha Matos, mãe da estudante Isabele Samara de Matos, que retornou hoje da Espanha, falou da oportunidade que o Governo da Paraíba oferece aos alunos da Rede Estadual. ”Essa foi uma oportunidade única, inesquecível, que vai contribuir para o futuro da vida dela. Hoje ela fala fluentemente o espanhol e no curso aprendeu ainda francês e inglês. Tenho muito orgulho, pois não tinha condições de mandar minha filha pra outro país. Esse era o sonho dela e graças à Deus conseguimos realizar”, contou Joselha.

O programa Gira Mundo, modalidade estudante, visa proporcionar aos alunos matriculados na 2ª série do Ensino Médio, o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino. Ao regressarem do intercâmbio, os estudantes se tornarão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolverão ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba.

O objetivo do programa é motivar os alunos e professores da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.Até o momento já foram contemplados por meio do programa de intercâmbio Gira Mundo 150 estudantes na Paraíba e este ano estão sendo ofertadas 200 vagas, além da Espanha, para Canadá, Portugal e Argentina.