Fale Conosco

5 de maio de 2009

Intercâmbio Brasil-Canadá será lançado na Paraíba



O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Atenção Primária à Saúde na Paraíba será lançado oficialmente nesta quarta-feira (6), às 19h30, marcando o início da participação do Estado no intercâmbio de cooperação internacional entre a Universidade de Toronto, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (Cida), o Ministério da Saúde (Brasil) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O curso teve início na segunda-feira (4) a solenidade ocorre nesta quarta-feira na Maison Blunelle (Rua Adália Suassuna Barreto, 65 – Pedro Gondim), em João Pessoa. Estarão presentes o secretário estadual de Saúde, José Maria de França; o presidente do Conass, Eugênio Pacelli; o diretor do projeto e chefe do departamento de Medicina da Família da Universidade de Toronto, Yves Talbot, além de representantes da coordenação nacional da Atenção Básica do Ministério da Saúde.

O objetivo do curso que teve seu primeiro módulo iniciado esta semana é tratar temáticas relativas à gestão de atenção primária à saúde no Estado e o fortalecimento das equipes de atenção primária. As aulas serão ministradas em quatro módulos, com intervalo de dois meses entre os mesmos, a fim de implementar projetos de intervenção em saúde na Paraíba que venham melhorar os indicadores de saúde.

A iniciativa faz parte do Projeto de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Brasil e no Canadá – um projeto para o intercâmbio de conhecimentos para a equidade. O curso está sendo ministrado, de segunda até esta quarta-feira, no Hotel Verde Green, em Manaíra, na Capital, durante todo o dia, com a participação de 46 alunos, entre representantes de municípios paraibanos escolhidos para o projeto-piloto, técnicos da SES e pessoas ligadas a cinco escolas de ensino superior (UFPB, UFCG, Famene, Ciências Médicas e Facisa). Os próximos treinamentos acontecerão no mês de julho, setembro e novembro.