Fale Conosco

23 de janeiro de 2013

Integrantes da Cipa do Hospital de Trauma participam de capacitação



Os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, terão uma semana intensa de capacitação, que começou na última segunda-feira (21), no auditório da unidade.

De acordo com o engenheiro de Segurança no Trabalho, Antônio Carlos Santos, a capacitação atende ao disposto na Norma Regulamentadora (NR 32), que determina o treinamento obrigatório para a Cipa. “As aulas envolveram conteúdos teóricos e práticos. Os conteúdos trabalhados envolvem objetivos, organização e atribuições da Comissão, bem como seu envolvimento e integração com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), e a relação com a Cooperativa Médica, acidentes de trabalho, campanhas de segurança, riscos ambientais e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), inspeção de segurança e mapa de risco; prevenção e combate a incêndio (teoria e prática), além de primeiros socorros”, explica.

Já a presidente da Cipa do Hospital de Trauma, Karin Azevedo, ressalta a importância da capacitação e diz que a qualificação dos integrantes será constante nesta nova gestão. “Com a capacitação os novos integrantes têm a oportunidade de tirar dúvidas e assim se qualificar. Esse tipo capacitação busca a excelência no serviço prestado pela Cipa, desta forma proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro, ressalta.

A qualificação vai até a sexta-feira (25), com a distribuição de certificado. O curso atende às determinações do Ministério do Trabalho que orienta uma carga hora de 20 horas.