João Pessoa
Feed de Notícias

Integração II apreende 500 mil cigarros contrabandeados e prende 3 pessoas

quarta-feira, 6 de abril de 2011 - 12:01 - Fotos: 

Policiais da delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizaram no início da manhã desta quarta-feira (6), no município de Sapé, no Brejo paraibano, a apreensão de 500 mil cigarros, sendo que parte deles falsificados (alguns de marcas conhecidas no mercado nacional) e outros contrabandeados do Paraguai.

Segundo informou o delegado Leonardo Souto Maior, a Polícia vinha investigando há cerca de três meses e montou uma operação para prender os envolvidos. “Iniciamos a operação conjunta por volta das 5h, já com as informações recebidas pelo disque-denúncia da Polícia Civil (197), da chegada de uma carga de cigarros falsificados direcionados para a cidade de Sapé”, explicou o delegado.

Durante a operação, denominada de Integração II, três pessoas foram presas: Valdenilson Ferreira de Paiva, de 36 anos, o irmão dele e o caseiro, que não tiveram os nomes revelados. Segundo o delegado Leonardo, Valdenilson era o distribuidor da carga de cigarros para cidades da região.

Na casa dele e em outras duas casas, uma delas uma fazenda de propriedade do acusado, foram apreendidos dois revolveres calibre 38, um rifle do mesmo calibre, munição, R$ 520 em espécie, sendo uma nota de 20 reais falsificada, 19 folhas de cheques de clientes, um veículo Strada com restrição judicial, 100 caixas de cigarros contrabandeados e falsificados, totalizando 500 mil unidades, além de 90 fardos de fumo sem nota fiscal. “Frisando que tínhamos em mãos os mandados de busca e apreensão expedidos pelo juízo da Comarca de Sapé”, disse a autoridade policial.

O delegado alertou que esse tipo de comércio é um perigo para a saúde do cidadão. “Até porque os cigarros não têm nenhum controle de qualidade”, ressaltou Souto Maior, informando que os presos deverão ser autuados pelos crimes de contrabando e descaminho, posse ilegal de arma de fogo, entre outros.