João Pessoa
Feed de Notícias

Instrutor da Academia de Polícia da Paraíba é destaque em etapa de competição de tiro

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 - 17:46 - Fotos: 

O agente de investigação e instrutor da Academia de Polícia Civil da Paraíba, Tarcísio Jardim, conhecido por seu desempenho em campeonatos de Jiu-Jitsu, em que já foi campeão em competições realizadas nos Estados Unidos e no Brasil, também vem colecionando títulos e merecendo destaque em competições de tiro. Ele participou no último fim de semana, em Campina Grande, do torneio realizado pela Confederação Internacional de Tiro Prático.

Tarcísio Jardim, que ministra aulas de defesa pessoal na Acadepol, em João Pessoa, foi o vice-campeão no torneio de IPSC – International Practical Shooting Confederation. O evento representou a primeira etapa do Campeonato Paraibano de IPSC e teve a participação de atletas da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. Mais de 100 atletas foram inscritos em diversas categorias.

Para Jardim, essa é uma nova categoria em sua carreira e o importante é se preparar para futuras competições. “Fiquei em 2º lugar na categoria pistola Production. Categoria onde não pode haver customização da arma, o armamento tem seu funcionamento praticamente original, do modo que sai da fábrica. Comecei agora a competir nessa categoria, sendo essa minha segunda competição. Já fui Campeão Brasileiro de tiro em 2015, na categoria duelo 20 segundos, onde a prioridade é precisão, pois os disparos são efetuados de modo estático”, relatou. 

Ao contrário da categoria em que foi campeão no ano passado, o torneio da IPSC é realizado com disputas em pistas, onde o atirador precisa se locomover e disparar nos alvos. A pontuação é feita a partir do cálculo resultante da contagem dos pontos (precisão) e o tempo de pista (tempo). Além disso, o atirador é observado sob o aspecto de manutenção dos procedimentos de segurança para não ser penalizado ou até mesmo desclassificado. “Agora é treinar mais para me sair bem nas próximas duas etapas e conseguir manter bom desempenho para levar a Policia Civil ao lugar mais alto do pódio mais uma vez”, concluiu.