João Pessoa
Feed de Notícias

Instituto Dom Adauto comemora 60 anos com inauguração de memorial

quinta-feira, 10 de novembro de 2011 - 19:41 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

O Instituto do Adauto, escola de Ensino Fundamental ligada à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e que tem convênio com o Governo do Estado, comemora nesta sexta-feira (11) 60 anos de fundação. As festividades acontecem a partir das 18h, com o descerramento da placa comemorativa, a inauguração do Memorial Monsenhor José Trigueiro do Vale e Celebração Eucarística.

A parceria do Governo da Paraíba com o Instituto Dom Adauto envolve professores,o aluguel do prédio e livros didáticos. Localizado na Rua coronel Antonio Soares, 631, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, o Dom Adauto é um dos educandários mais tradicionais e procurados da cidade e hoje possui cerca de 900 alunos nos turnos da manhã e tarde.

Monsenhor Ednaldo Araújo dos Santos, diretor-presidente do Instituto Dom Adauto, disse que a escola foi fundada pelo Monsenhor Manoel Maria de Almeida em 1951, mas teve origem na Escola Paroquial criada em 1914. Na década de 1940 passou a ser denominado Grupo Escolar Dom Adauto, uma homenagem ao primeiro bispo da Paraíba.

Do 1º ao 5º ano, com 16 professores, a escola é particular, mantida pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, e do 6º ao 9º ano atende alunos da rede estadual de ensino. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2010, o Instituto Dom Adauto obteve nota 4.7, o que o torna referência na Paraíba.

A escola tem biblioteca, laboratório de informática, ginásio poliesportivo, campo de futebol, e ainda oferece aulas de balé, de judô e futsal. Este ano, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de João Pessoa.  O lema do Dom Adauto é ‘Educando para um caminho seguro’.  “Nossa escola tenta preparar cidadãos para a vida”, ressalta Monsenhor Ednaldo.

Proinfo – O Governo do Estado, por meio do Programa das Tecnologias Educacionais (Proted), da Secretaria de Estado da Educação (SEE), está incentivando as escolas da rede estadual de ensino, que fazem parte do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), a criar blogs em que alunos e professores passarão a divulgar projetos por eles desenvolvidos. Cinco escolas de João Pessoa já participam do projeto, inclusive o Instituto Dom Adauto.

Para o professor Arnaud Gomes, a experiência foi muito positiva. “A nossa escola não tinha um canal de comunicação como esse, então foi muito bom. Hoje, informamos aos pais e à comunidade em geral tudo o que acontece na escola”, disse o professor. O endereço do blog do Instituto Dom Adauto é www.institutodadauto.blogspot.com.