Fale Conosco

18 de junho de 2009

Instituto de Educação da Paraíba completa 125 anos em clima de festa



Uma vasta programação marcou o aniversário de 125 anos do Instituto de Educação da Paraíba (IEP), nesta quinta-feira (18), em João Pessoa. A abertura do evento ocorreu com hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e da escola, pelo secretário da Educação e Cultura, Sales Gaudêncio, mais a diretora do educandário Vanilda Ramalho e a viúva do professor Afonso Pereira, dona Clemilde Pereira, respectivamente, ao som do Hino Nacional executado pela banda de música da Polícia Militar.

O secretário Sales Gaudêncio cumprimentou a todos e falou das dificuldades por que passa a Educação no Brasil, com a desqualificação na formação do aluno. Ele ressaltou que os 125 anos do IEP são uma referência no setor do País, “por tratar-se de uma escola normal que é modelo e que deu certo, contra as intempéries do tempo”.

Após as falas das autoridades presentes, houve apresentações artístico-culturais, bênção ecumênica, exibição de slides com histórico da escola, participação de orquestra sinfônica, visitação a estandes, abertura dos festejos juninos do educandário com cirandas, casamento matuto e forró pé de serra. O encerramento se deu com uma grande ciranda.

Estiveram presentes também a secretária executiva de Estado da Educação e Cultura, Emília Augusta Lins Freire, ex-diretores da escola, professores, funcionários, alunos e a comunidade em geral.

Janildes Andrade, da Educação e Cultura, com fotos de Walter Rafael