Fale Conosco

1 de setembro de 2015

Instituto de Assistência à Saúde do Servidor oferece cursos de inclusão digital em parceria com o Unipê



O Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS, em parceria com o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, irá oferecer cursos de introdução à informática visando a inclusão digital de funcionários, familiares e residentes do entorno do instituto estadual. Os computadores serão entregues nesta próxima quinta-feira (3) e o curso será iniciado dia 11 de setembro.

O projeto faz parte do Apoio à Inclusão Digital (AID) da faculdade, que recebe equipamentos para serem avaliados, reciclados e, assim, montados novos computadores. Neste semestre, serão cedidos ao Instituto 12 computadores consertados por meio da Oficina Digital do AID.

A diretora presidente do IASS, Laura Farias, reforçou a importância do projeto, não só pelo curso de aperfeiçoamento, mas também pela questão ambiental. “É uma maneira de aproveitar esses equipamentos sem uso e transformá-los em algo útil, o que também é importante para o meio ambiente”, afirmou. A diretora relatou que informes já foram repassados a todas as Secretarias do Estado que desejem aderir ao projeto de coleta, bem como afirma que qualquer pessoa poderá comparecer ao IASS e doar computadores, notebooks, laptops e quaisquer peças de informática que possam ser reutilizadas ou recicladas.

Sandra Lima, assessora técnica do IASS e funcionária à frente do projeto, informou que a parceria foi iniciada em maio deste ano e consistia na coleta de material e lixo eletrônico pelo Instituto, entregues para a Escola de Computação Solidária (ECS) do centro universitário. As aulas serão ministradas às sextas-feiras numa sala transformada em telecentro nas dependências do IASS, por estagiários do curso de computação do Unipê.

O professor e coordenador do projeto de extensão AID do Unipê, Renato Leite, também reforçou a qualidade da parceria e importância do projeto. “O serviço busca justamente propiciar a inclusão digital nas comunidades. O IASS, juntamente com a ECS, oferecerá cursos de capacitação para as pessoas”, informou. O conteúdo incluirá aulas de Windows, Excel, Power Point e Internet.

Sandra Lima também afirmou que foi grande a procura pelo curso, que já conta com mais de 100 inscritos apenas do IASS. “Primeiramente, haverá turmas somente com servidores do Instituto, que depois serão estendidas a familiares e por fim à comunidade”, disse.

O Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS) do Governo do Estado, está localizado na Rua Eugênio de Lucena Neiva, s/n, Bairro Jardim 13 de Maio, João Pessoa – PB.