João Pessoa
Feed de Notícias

Instituições de Longa Permanência para Idosos participam de oficina para inscrição no Projeto Acolher

quinta-feira, 5 de setembro de 2013 - 17:55 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou, nesta quinta-feira (5), no auditório da PBTur, em João Pessoa, uma oficina sobre o Projeto Acolher, lançado pelo Governo do Estado para beneficiar a população que vive nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis).

O objetivo da capacitação foi esclarecer dúvidas sobre o Projeto, que visa o cofinanciamento de ações para as Ilpis na área da assistência social, saúde e infraestrutura. Para realizar a inscrição, que pode ser efetivada até o dia 20 deste mês, a instituição precisa fazer um projeto com a real necessidade e apresentar toda documentação em dia.

A coordenadora estadual da Política da Pessoa Idosa da Sedh, Gabrielle Vasconcelos, destacou que o Governo do Estado tem como meta melhorar as condições dos idosos institucionalizados, uma vez que as Ilpis são filantrópicas ou privadas. “Visitamos as instituições com uma equipe do Governo do Estado e verificamos que muitas funcionam de forma precária. Então, o projeto visa justamente cofinanciar a verba para a Ilpi, mas para isso as instituições precisam estar totalmente regularizadas”, disse.

Contrapartida solidária – As instituições terão uma contrapartida solidária com algumas ações como: criar um plano de atendimento individual contendo todo o histórico, nos termos do Estatuto do Idoso; promover “Dias de Visitações da Família” com ações que resgatem os vínculos familiares dos idosos institucionalizados e garantir o suporte nutricional adequado, seguindo a prescrição médica e/ou de nutricionista responsável.

Ainda como contrapartida solidária, a instituição deverá realizar atividades culturais e cadastrar os idosos residentes na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima, garantindo assistência à saúde adequada de acordo com a necessidade dos idosos.

Dias melhores – Os representantes das instituições estão esperançosos com o projeto, segundo afirmou Gerlânio Vieira de Oliveira, do Lar do Idoso Cirilo Pereira de Alencar, de São José de Piranhas. “Entendo que foi um grande socorro para os abrigos, porque ninguém olhou para este lado da população das instituições. Espero que esta iniciativa venha se prolongar por muito tempo”, disse.

Os participantes assistiram a um vídeo com ações do Governo do Estado voltadas para os grupos da terceira idade que funcionam nos Centros Sociais Urbanos (CSUs) com atividades de lazer, hidroginástica, oficina da memória, acompanhamento por profissionais da saúde e outras.

Estiveram na oficina o promotor de Justiça Valberto Lira, que participou das visitas às instituições, além da equipe que compõe o Comitê de Monitoramento do Projeto como técnicos da Agevisa, Secretaria de Saúde e Corpo de Bombeiros. O Conselho Estadual da Pessoa Idosa também esteve presente.

Edital de chamada pública – O edital foi publicado dia 31 de agosto no Diário Oficial do Estado e pode ser acessado no Portal da Sedh, na internet. O endereço é www.paraiba.pb.gov.br/desenvolvimento-humano/editais/editais-novos/projeto-acolher.

O Projeto Acolher foi lançado pelo Governo do Estado no final de agosto para beneficiar cerca de 1.400 pessoas que vivem nas 37 Instituições de Longa Permanência para Idosos na Paraíba. O Governo do Estado está disponibilizando R$ 2 milhões.