Fale Conosco

29 de maio de 2013

Instituições da Paraíba se reúnem para discutir a Semana Nacional de C&T



A reunião preparatória para a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi realizada na tarde desta terça-feira (28), na Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em Campina Grande. As entidades já se mobilizam para a organização da programação da Semana de C&T, que acontece em todo o país no período de 21 a 27 de outubro, abordando o tema “Ciência, Saúde e Esporte”. Participaram da reunião representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Federação das Indústrias da Paraíba e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Fiep/Senai) Escola Técnica Redentorista e Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do município de João Pessoa.

A SNCT é realizada desde 2004. Seu objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) e das coordenações locais.

Na Paraíba, a SNCT será coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Fundação de Apoio à Pesquisa. De acordo com o presidente da Fapesq, Claudio Furtado, serão desenvolvidas atividades em todas as regiões do Estado, com a mobilização de diversos parceiros, como universidades, instituições de pesquisa, escolas, empresas públicas e privadas, governo e entidades da sociedade civil, com o objetivo de disseminar conhecimento aos estudantes e à sociedade em geral.

Para o coordenador do evento na Paraíba, Fernando Medeiros, essa mobilização conta com a participação “entusiasmada e crescente” de estudantes, professores, instituições e municípios, interessados em receber e transmitir novos saberes.

As escolas, universidades e instituições interessadas em participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Paraíba podem entrar em contato com a coordenação geral do evento pelo e-mail semanacetpb@fapesq.rpp.br ou pelos telefones (83) 3333 2600, 88138160 / 9613 7447.