Fale Conosco

16 de dezembro de 2013

‘Inspirações Múltiplas’ marcam final de ano da Fundação Casa de José Américo



A Fundação Casa de José Américo (FCJA), órgão do Governo do Estado vinculado à Secretaria da Cultura, realiza nesta quarta-feira (18) o ‘Inspirações Múltiplas’, marcando as atividades desenvolvidas em 2013 com um saldo positivo de ações, mesmo com a reforma do prédio da fundação. O evento acontece a partir das 19h, na sede da Academia Paraibana de Letras.

A programação prevê o lançamento de dois títulos editados pelo Governo do Estado através da FCJA. O “Catálogo bibliográfico Acervo de Cordel Leandro Gomes de Barros” é resultado de um trabalho que culminou na criação de um acervo próprio de literatura de cordel na biblioteca Durmeval Trigueiro Mendes. A obra tem mais de 200 páginas com a relação de todos os folhetos de cordel pesquisados e adquiridos. O outro título a ser lançado é a coletânea “Poetas do Interior”, um projeto da FCJA que divulgará poetas e seus trabalhos em cada um dos municípios paraibanos, sendo o primeiro deles a cidade de Guarabira, que traz cerca de 30 autores no volume 1.

Relançamentos – Cinco títulos de autores paraibanos serão relançados ao público: “A guerra de Princesa”, de Tião Lucena; “Ciclo vegetal”, Juca Pontes; “Na varanda do Cabo Branco”, Lourdinha Luna; “Tex no Brasil - O grande herói do faroeste” e “Tex no Brasil - Justiça a qualquer preço”, ambos de GG Carsan. Todos os autores estarão presentes e participarão de uma sessão coletiva de autógrafos.

Recital poético – O poeta repentista Oliveira de Panelas fará um recital poético durante o evento, destacando as ações culturais desenvolvidas pela FCJA e enaltecendo os escritores paraibanos.

Reconhecimento – Sete personalidades vão receber o Diploma do Mérito Cultural José Américo de Almeida: o escritor e constituinte de 1988, Agassiz de Almeida; o Presidente da ONG AC Social, Genilson Machado Lima, defensor das causas em favor dos deficientes; o secretário de Cultura e Turismo de Guarabira, José André Filho, pelas iniciativas em favor da cultura naquela cidade; a jornalista e presidente de honra do Cendac, Pamela Bório, pelas ações sociais voltadas ao artesanato paraibano; o gerente executivo de Articulação da Secult, Pedro De Carli Santos, pela atuação cultural; o jornalista Tião Lucena, pela contribuição à história da Paraíba e o compositor Wilson Guerreiro Pinheiro, pela atuação reconhecida na composição de músicas clássicas na Paraíba.

Exposição – A artista plástica Ana Garcia participará do evento com a exposição “Formas e Sentimento”, com peças em argila, que serão dispostas em pontos estratégicos na sede da APL.

“Agradecemos o apoio recebido na pessoa do governador Ricardo Coutinho, que não apenas autorizou uma importante obra de acessibilidade na FCJA, como tem acompanhado integralmente as atividades desenvolvidas em favor da cultura paraibana”, destacou o presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátiro Filho.