João Pessoa
Feed de Notícias

Inspeções atingiram 1.600 empresas de produtos e serviços ligados à saúde

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009 - 19:28 - Fotos: 
Em apenas nove meses de nova gestão, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) cumpriu 90% das ações planejadas para este ano. Foram realizadas inspeções em quase 1.600 empresas de produtos e serviços ligados à sáude. Segundo informou a diretoria do órgão, em 2010 está previsto o fortalecimento das vigilâncias municipais e a instalação do serviço fonado de atendimento da ouvidoria da Agência, com três dígitos (150).

O diretor geral da Agevisa, José Alves Cândido, revela que durante a nova gestão a proposta de descentralizar as ações básicas de vigilância sanitária resultou na pactuação com 126 municípios paraibanos, que já possuem condições técnicas de oferecer respostas rápidas aos consumidores.

“Outro avanço foi a abertura de processo licitatório para compra de três veículos destinados as atividades de inspeção”, informou o diretor. Ele também adiantou que no próximo ano a Agevisa vai realizar um projeto de reforma estrutural nas gerências técnicas de vigilância sanitária com sedes em Campina Grande, Guarabira, Patos e Sousa.

Este mês, a Agência iniciou o plano de ação 2010 que também estabelece a compra de equipamentos destinados à melhoria de qualidade das inspeções no setor de radiologia; a realização do Fórum Estadual de Vigilâncias Sanitárias Municipais e também já está definida a promoção de um curso de especialização em vigilância sanitária e direito a saúde em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “A previsão é que a primeira turma de profissionais da área comece o curso a partir de março do próximo ano”, anunciou o diretor geral da Agevisa.

“Nossa avaliação é positiva graças ao apoio do Governo do Estado no desenvolvimento das ações que são ampliadas em defesa da saúde e da qualidade de vida dos paraibanos”, acrescentou.

Da Assessoria de Imprensa da Agevisa