João Pessoa
Feed de Notícias

Inserção do Centro de Convenções no PAC foi assunto de pauta

quarta-feira, 7 de abril de 2010 - 21:15 - Fotos: 
O governador José Maranhão foi recebido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta quarta-feira (07), em Brasília.  Na pauta, a inserção do Centro de Convenções no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), a implantação de um ramal de ferrovia da Transnordestina e a construção e equipagem de três hospitais no Estado, nos municípios de Catolé do Rocha, Cacimba de Dentro e Mamanguape.

Foram tratados ainda os sistemas adutores cujos projetos já foram aprovados pelos Ministérios da Integração Nacional e das Cidades, totalizando sete sistemas integrados que abastecerão cerca de um milhão de pessoas nas regiões do Cariri, Brejo e Curimataú da Paraíba, totalizando um investimento de 280 milhões de reais.

Outro tema abordado pelo governador José Maranhão foi em relação aos investimentos de infraestrutura no cais do Porto de Cabedelo, tendo em vista que ainda este mês terão início as obras, voltadas para o derrocamento e desassoreamento da bacia de manobra e do canal de aproximação do porto.

Maranhão aproveitou a oportunidade e apresentou ao presidente Lula a informação fornecida pela Caixa Econômica Federal dando conta que a Paraíba atingiu o mais alto índice de repasses percentuais financeiros nas obras do PAC Saneamento. Entre os 24 projetos do PAC Saneamento encontra-se a Translitorânea, maior obra de Saneamento já construída na Paraíba nos últimos 25 anos, que vai assegurar água de qualidade para 1,5 milhão de paraibanos de João Pessoa, Conde, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita até 2030.

Quando o governador José Maranhão assumiu o Governo, em fevereiro de 2009, o PAC da Paraíba exibia um dos mais baixos índices de execução do país, menos de 3%. Transcorrido um ano de gestão, os 24 projetos que compõem o PAC-Saneamento no Estado já ultrapassaram a casa dos 70% de obras realizadas.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Sarmento, o secretário chefe da Casa Civil, Marcelo Weick, e o secretário de Articulação Política Governamental, Anselmo Castilho, acompanharam o governador até o local da audiência. Maranhão tratou de temas focados na infraestrutura e no desenvolvimento de vários setores do Estado.

"A Translitorânea se encontra hoje com mais de 80% das obras realizadas e a previsão de entrega da primeira etapa da obra é para o final de junho, com a presença do presidente Lula”, disse o gestor do PAC na Paraíba, Francisco Sarmento.

Ana Aragão, da Semarh