Fale Conosco

9 de junho de 2015

Inscritos no Enem 2015 devem pagar taxa até esta quarta-feira



Os 7,5 milhões de candidatos pré-inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio no País terão até às 21h59 do dia10 de junho (quarta-feira) para efetuar o pagamento da taxa de R$63,00. A edição do Enem 2015 encerrou as inscrições na noite da sexta-feira (5). Os candidatos que pediram a isenção do pagamento devem conferir na página do Enem se o seu pedido foi aceito até o dia 5 de junho. Caso o pedido seja negado, é preciso criar o boleto de pagamento no site e pagá-lo no prazo estipulado acima.

Neste ano, o cartão de confirmação do candidato será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) por meio do site: http://enem.inep.gov.br/, mas ainda não há data prevista para sua divulgação.

O Enem acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro. Os portões continuarão sendo fechados às 13h do horário de Brasília, porém as provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões. No primeiro dia, o horário será entre 13h30 e 18h, quando serão aplicadas as avaliações de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No segundo, serão aplicadas as questões de Matemática e Linguagens, além da redação, entre 13h30 e 19h.

Veja abaixo as funções do Enem e suas regras: 

Seleção para universidades - As notas do Enem são usadas para selecionar alunos para as vagas em universidades federais e outras instituições de ensino. As universidades podem usar o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio. O Sisu já recebeu a adesão da maioria das universidades e institutos federais. 

Programa Universidade para Todos (PROUNI) – Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 450 pontos no Enem e não pode ter zerado a redação. Na última edição do programa, foram ofertadas 213.113 bolsas em 1.117 instituições. 

Financiamento Estudantil (FIES) – Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e querem solicitar o Fies devem ter feito Enem, caso contrário, não poderão solicitar o benefício. A partir deste ano, o candidato precisa ter obtido 450 pontos no exame nacional e não pode ter zerado a redação. Pelo Fies é possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC. A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Ele pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso e em qualquer mês.

Seleção para Ensino Técnico (SISUTEC) – Quem estiver interessado em uma vaga gratuita de cursos técnicos oferecidos em instituições públicas e privadas pelo Sisutec deverá ter feito as provas do Enem. As notas no exame serão usadas para classificação dos concorrentes. 

Ciência sem Fronteiras – O programa do governo federal oferece bolsas de estudo para intercâmbios no exterior destinado a alunos de graduação e pós-graduação. Para participar da seleção de bolsas durante a graduação, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2009 e conseguido a média mínima de 600 pontos. Os candidatos também são avaliados de acordo com seu aproveitamento acadêmico na universidade.

 

Certificação do Ensino Médio – Quem tem no mínimo 18 anos e não concluiu o ensino médio pode conseguir a certificação por meio do Enem. A pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.