Fale Conosco

20 de maio de 2014

Inscritos no Encceja 2014 podem conferir o local de provas pela Internet



Os candidatos inscritos para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) 2014 já podem consultar na internet onde farão prova. Basta acessar o endereço http://sistemasencceja3.inep.gov.br/localdeprova/ e informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição e ver a lista com os locais de aplicação do teste no Brasil e no exterior.

Na Paraíba, 230 candidatos farão as provas do Encceja no dia 1º de junho, das 8h às 18h, nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Sapé e Sousa. Em João Pessoa, as provas serão realizadas no Lyceu Paraibano. Em Campina Grande, os alunos farão as provas na Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida. Em Sapé, as provas serão aplicadas na Escola Estadual Monsenhor Odilon Alves Pedrosa e, em Sousa, na Escola Estadual Mestre Júlio Sarmento.

Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é voltado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Os candidatos do Encceja Brasil receberão cartões de confirmação pelos Correios. Já os inscritos para o exame no exterior e em unidades prisionais deverão consultar os locais da prova somente pela internet.

Certificação – Os resultados garantem a certificação de conclusão do ensino fundamental para quem vive no Brasil e dos ensinos fundamental e médio para aqueles que moram no exterior. No Brasil, a certificação para o ensino médio é realizada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas do Encceja Nacional serão realizadas em 1º de junho, em todos os estados e no Distrito Federal. No Japão, as provas do ensino fundamental serão realizadas em 31 de maio. E para o ensino médio, em 1º de junho. Em Portugal, Guiana Francesa, Bélgica e Estados Unidos, os exames para o ensino fundamental serão aplicados em 7 de junho. E para o ensino médio, em 8 de junho.

O Encceja constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma:

Para o Ensino Fundamental:

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação; Matemática; Historia e Geografia; Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no Exterior):

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação que firmaram com o Inep Termo de Adesão ao Encceja. Após o resultado da prova, os aprovados devem procurar a Gerência de Educação de Jovens e Adultos da SEE (Geeja) ou uma das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) para dar entrada no requerimento de certificação ou proficiência.