Fale Conosco

5 de dezembro de 2013

Inscrições para PSS dos Creas vão até esta sexta-feira



As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) Polos Regionais vão até esta sexta-feira (6). Os interessados devem acessar o portal do Governo do Estado para ler o edital que está em um link na página da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh). Ao todo estão sendo ofertadas 134 vagas temporárias para as funções de coordenador, advogado, assistente social, educador social e psicólogo.

A gerente de proteção social especial da Sedh, Mayara Martins, ressalta que antes de fazer a inscrição no PSS é importante que o candidato leia o edital. “Temos todos os detalhes sobre as vagas ofertadas e o que é necessário para cada uma delas. Então é importante que o candidato leia com atenção o edital. Lembrando que as inscrições são feitas online, também na página do Governo”, frisou.

O candidato deverá enviar, no ato da inscrição os seguintes documentos escaneados em formato PDF: Currículo (Modelo – anexo 03), RG, CPF, Título de Eleitor (com comprovante da última votação ou certidão de quitação eleitoral); comprovante de residência; diploma do curso de graduação na área para a qual se inscreveu; certificado ou declaração de curso de Pós-Graduação (Doutorado, Mestrado e Especialização) na área objeto para a qual se inscreveu.

Também deverá enviar certificado, declaração ou portaria reconhecendo estágio extracurricular no período da graduação, no mínimo de 1 ano. Serão aceitas apenas estágio na área de atuação da função para o qual está concorrendo; carta de intenções; certidão de tempo de serviços.

Para o exercício de atividades profissionais em Instituições Públicas é exigida a portaria de nomeação expedida pelo gestor público, ou contrato de prestação de serviços, ou ainda declaração fornecida pelo Setor de Recursos Humanos do Órgão de Lotação.

Já para exercício de atividades profissionais em Empresa Privada pede-se a carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), contendo a página de identificação do trabalhador, cargo, início e término do contrato e registro do empregador. Serão aceitas apenas experiências profissionais na área de atuação da função para o qual está concorrendo.

Para mais detalhes, ler todo o edital (http://www.paraiba.pb.gov.br/desenvolvimento-humano/pss-creas-edital-e-inscricao).

Os Creas atendem as vítimas de violação de direito, colocando à disposição uma equipe multidisciplinar que acompanha os casos e, dependendo da necessidade, faz encaminhamento para outras áreas.

São atendidos nos Centros de Referência Especializados crianças e adolescentes vítimas de violência, além de idosos, mulheres e a população em geral. Na Paraíba, existem 96 Creas em funcionamento, sendo 20 polos regionais e os municipalizados. A partir de 2014, dentro do projeto de expansão da Proteção Social Especial da Assistência Social na Paraíba, mais seis Creas Polos Regionais passarão a funcionar, com o quadro de servidores que serão selecionados.