João Pessoa
Feed de Notícias

Inscrições para Projeto Acolher terminam na próxima sexta-feira

terça-feira, 17 de setembro de 2013 - 11:05 - Fotos:  Secom-PB

As Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis) têm até a próxima sexta-feira (20) para fazer a inscrição no Projeto Acolher, desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. Serão destinados R$ 2 milhões para melhorias nas instituições nas áreas de infraestrutura, saúde e assistência social.

Em toda a Paraíba, existem 37 Ilpis que abrigam 1.400 pessoas. Para efetuar a inscrição, o responsável pela Ilpi deve apresentar um plano de trabalho, ficha de inscrição e cópia de quatro documentos atualizados (CNPJ, Alvará da Vigilância Sanitária, Alvará de funcionamento e Certificado do Corpo de Bombeiros).

A coordenadora estadual de Política da Pessoa Idosa da Sedh, Gabrielle Tayane Vasconcelos, destaca que foi realizada uma oficina para auxiliar as instituições na elaboração do plano de trabalho.

Fizemos uma capacitação para esclarecer dúvidas sobre o Projeto, que visa o cofinanciamento de ações para as Ilpis. Participaram da oficina, os parceiros que fazem parte da comissão de seleção e monitoramento, os técnicos da Agevisa, Corpo de Bombeiros, Sedh, Saúde, além do Ministério Público”, explicou a coordenadora.

Com o Projeto Acolher, o Governo do Estado pretende melhorar as condições dos idosos institucionalizados, uma vez que as Ilpis são filantrópicas.

Contrapartida solidária – As instituições terão uma contrapartida solidária com algumas ações como: criar um plano de atendimento individual contendo todo o histórico, nos termos do Estatuto do Idoso; promover “Dias de Visitações da Família” com ações que resgatem os vínculos familiares dos idosos institucionalizados e garantir o suporte nutricional adequado, seguindo a prescrição médica e/ou de nutricionista responsável.

Ainda como contrapartida solidária, a instituição deverá realizar atividades culturais e cadastrar os idosos residentes na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima, garantindo assistência à saúde adequada de acordo com a necessidade dos idosos.

Edital de chamada pública – O edital foi publicado no dia 31 de agosto no Diário Oficial do Estado e pode ser acessado no Portal da Sedh, na internet. O endereço é www.paraiba.pb.gov.br/desenvolvimento-humano/editais/editais-novos/projeto-acolher.