Fale Conosco

19 de março de 2016

Inscrições para intercâmbio internacional terminam hoje



Terminam neste domingo (20) as inscrições para o Programa Gira Mundo de intercâmbio internacional em escolas secundaristas do Canadá. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE). Os interessados devem se inscrever pelo portal www.paraiba.pb.gov.br/educacao. Podem se candidatar alunos do 2º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Até agora, mais de 800 alunos se inscreveram. Eles disputam 50 vagas.

O objetivo do programa Gira Mundo é oportunizar o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, além de motivar os alunos e professores na busca por uma melhor formação e desempenho na escola. O resultado preliminar com os selecionados vai ser divulgado na quarta-feira (23), mas a lista final, com os 50 selecionados para a viagem, será publicada no dia 13 de julho. Em setembro, eles partirão para o Canadá.

Os alunos vão morar em casas de famílias nativas (host family) no Canadá, onde cursarão um semestre letivo em high school e farão um curso de imersão em inglês, com bolsa-auxílio no valor total de R$ 4.200,00 divididos em seis parcelas. No intercâmbio, também há vagas para professores. Eles se inscreveram numa etapa anterior e vão vivenciar novas práticas pedagógicas que proporcionarão o aperfeiçoamento profissional, durante três meses. Os professores também vão morar com host family e devem receber bolsa-auxílio no valor total de R$ 2.100,00, divididos em três parcelas.
Próxima etapa para os alunos – Os pré-selecionados nesta primeira etapa do programa Gira Mundo vão iniciar um curso de línguas no dia 2 de abril próximo. Será uma forma de preparação para a prova TOEIC, que será aplicada em 18 de junho. O TOEIC é o teste de maior reconhecimento no mundo, utilizado por mais de 4,5 milhões de pessoas todos os anos. Uma boa pontuação na prova abre portas para o mundo. Isso porque várias empresas, instituições educativas e órgãos governamentais, em diferentes países, aceitam o TOEIC como certificação de proficiência. Os 50 melhores classificados nessa prova do TOEIC vão para o Canadá.