Fale Conosco

14 de setembro de 2011

Inscrições para Prêmio Educação Exemplar e PSS se encerram nesta sexta



As escolas públicas estaduais que ainda não se inscreveram para o Prêmio Educação Exemplar poderão fazê-la até esta sexta-feira (16). O prêmio tem a finalidade de fomentar, selecionar, valorizar e premiar as melhores práticas pedagógicas, com ações integradas e métodos docentes, planejados e executados por profissionais de educação, em exercício, nas escolas públicas estaduais de educação básica. Esta ação faz parte do Plano de Gestão “Paraíba Faz Educação”, lançada no dia 22 de agosto pelo governador Ricardo Coutinho.

As inscrições estão sendo feitas nas escolas estaduais desde o dia 1º de setembro na primeira etapa e de 19 de setembro a 14 de outubro para a segunda etapa.  A inscrição se dará em duas etapas: a primeira, por meio de preenchimento do formulário de inscrição que está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (SEE – www.paraiba.pb.gov.br/educacao), acessando o link “Prêmio Educação Exemplar”. Na segunda etapa, os inscritos deverão enviar o relato das experiências e cópias de documentos comprobatórios especificados no edital, de acordo com a categoria a que concorre.

O Prêmio Educação Exemplar destacará experiências pedagógicas e administrativas do cotidiano curricular que contemplem as temáticas: Educação e Cultura; Educação e Cidade; Educação e Campo; Educação e Trabalho; Educação e Comunicação; Educação e Tecnologia; e Educação e Cidadania – todos são eixos norteadores das ações da SEE.

O prêmio é composto de duas categorias. O “Gesto Exemplar” é aberto exclusivamente às escolas da rede pública estadual (urbanas, do campo ou indígenas) de Ensino Fundamental e de Ensino Médio. A outra categoria é o “Professor Exemplar”, para profissionais de educação em efetivo exercício de suas funções nas escolas estaduais, de Ensino Fundamental e Médio.

Todos os profissionais de educação das cem escolas selecionadas na categoria “Gesto Exemplar” receberão como prêmio o valor correspondente a uma remuneração mensal, conforme legislação que institui o respectivo prêmio. A premiação vale também para os mil profissionais selecionados na categoria “Professor Exemplar”. Os melhores trabalhos serão publicados em livro elaborado pela SEE. A premiação acontecerá em evento organizado pela secretaria, em João Pessoa, com data e local a serem divulgados.

PSS de Gerentes Regionais – Também se encerram nesta sexta (16) as inscrições para o processo seletivo simplificado para gerentes regionais de Educação. As inscrições podem ser feitas online, pelo site da Educação: www.paraiba.pb.gov.br/educacao, ou  nas 12 Gerências Regionais de Educação. O período de entrevista ocorrerá de 28 a 30 deste mês, na sede da SEE, no Centro Administrativo Integrado, Bloco I – 6º andar, Jaguaribe, em João Pessoa.

A relação dos selecionados e indicados para a lista tríplice deverá ser publicada no dia 4 de outubro no site da secretaria e no DOE. Os profissionais interessados em concorrer à Gerência de Pombal deverão preencher a ficha de inscrição na 10ª GRE em Sousa, ou imprimir no site oficial da Secretaria da Educação. Para que os vão concorrer à gerência de Mamanguape, o preenchimento do formulário será na 1ª GRE, em João Pessoa, ou pelo site da SEE.

A primeira etapa do processo é de caráter eliminatório e classificatório, com inscrição e entrega do Plano de Gestão pelos seguintes meios: por envelope lacrado para a Gerência Regional de Educação à que concorre, na da Secretaria da Educação, via sedex ou carta registrada; com a ficha de inscrição, o plano de gestão e os documentos comprobatórios dos requisitos para inscrição conforme o edital publicado em 23 de agosto de 2011 no DOE, e serem direcionados à Chefia de Gabinete da SEE.