Fale Conosco

10 de novembro de 2011

Inscrições para o Pronatec se encerram nesta sexta-feira



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), encerra nesta sexta-feira (11) as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que está disponibilizando 6.162 vagas para cursos profissionalizantes em toda a Paraíba.

Os interessados devem se inscrever nas escolas estaduais de Ensino Médio dos 22 municípios onde acontecerá o curso. São eles: João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Queimadas, Cuité, Sousa, Lagoa Seca, Tavares, Taperoá, São Bento, Guarabira, Cajazeiras, Tacima, Logradouro, Alagoa Grande, Borborema, Fagundes, Esperança, Solânea, Alagoa Nova, Remígio e Bananeiras.

Os cursos acontecerão de 21 de novembro a 16 de dezembro e após um breve recesso recomeçam no dia 2 de janeiro de 2012. As aulas serão ministradas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Colégio Agrícola Vidal de Negreiros.

As vagas são destinadas a estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos, trabalhadores e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. Os beneficiários do programa Bolsa Família que concluírem os cursos vão receber uma bolsa correspondente ao 13º salário.

“Estamos oferecendo 6.162 vagas e se houver uma demanda além dessa oferta vamos realizar um processo de seleção tendo como base as notas dos alunos”, explicou Ana Célia Lisboa da Costa, gerente operacional de Ensino Médio e Educação Profissional da SEE. A lista com os selecionados para os cursos será divulgada no dia 18 de novembro no site da SEE (www.paraiba.pb.gov.br/educacao).

Para se matricular, os documentos necessários são: declaração da escola onde o aluno está matriculado, cópia do boletim escolar, RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Bolsa Família para quem é beneficiário do programa.  Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3218-4039.